Topo

Cidade do Japão cria 'polícia de boas maneiras'

25/03/2008 19h19

As autoridades da cidade de Yokohama, no Japão, resolveram transformar a falta de boas maneiras entre usuários de transporte público em caso de polícia.

Recém-nomeados, os guardiões da etiqueta vão pedir a usuários que tomem atitudes como reduzir o volume de seus aparelhos de som e ceder seus assentos para idosos.

A iniciativa é tomada em meio à crescente preocupação com a perda da etiqueta na sociedade japonesa.

Uma pesquisa recente revelou que quase nove pessoas, em cada dez entrevistados, sentiram que o comportamento do público vem piorando. Os trens e metrôs foram identificados como os principais espaços de violação das normas de etiqueta.

Entre as atitudes vistas como indelicadas estão não oferecer o assento a grávidas e idosos, conversar em telefones celulares, colocar maquiagem em público e ouvir música em volume alto demais, ao ponto de o som ser ouvido apesar do uso de fones.

"Sessentões"
A equipe é composta, na maioria, por pessoas de mais 60 anos que conhecem bem os padrões de conduta associados ao Japão tradicional.

Muitos dos sessentões elegantes estarão, porém, acompanhados de guarda-costas mais jovens, que poderão agir nos casos em que a orientação de etiqueta - dada de forma bastante diplomática - não for bem recebida.

Os integrantes do esquadrão das boas maneiras poderão ser identificados por uniformes verdes e não terão poder legal para insistir que a sua orientação seja aceita por passageiros mais resistentes.

Mas os defensores do novo esquema esperam que os guardiões das boas maneiras consigam convencer os violadores a rever o seu comportamento com o seu charme ou fazendo com que eles passem uma boa vergonha.