Topo

Homens que ajudam em tarefas domésticas 'atraem mulheres'

10/03/2008 13h11

Uma revisão das pesquisas sobre a mudança nos papéis familiares preparada por pesquisadores americanos sugere que as mulheres sentem-se mais atraídas pelos homens que ajudam nas tarefas domésticas.

A pesquisa analisou os diversos estudos sobre as mudanças no papel masculino nas tarefas domésticas e concluiu que a contribuição dos homens nas atividades da casa aumentou em 15% nos últimos 40 anos.

Segundo o psicólogo Joshua Coleman, autores de um dos estudos analisados na revisão, a divisão do trabalho doméstico está associada com um aumento no nível de satisfação nos casamentos.

"As mulheres dos maridos que participam das tarefas domésticas sentem mais interesse sexual e afeição pelos esposos", afirma Coleman.

Os resultados da revisão serão apresentados na conferência anual do Conselho das Famílias Contemporâneas, que será realizado em Abril na cidade americana de Chicago.

Tendência
A pesquisa sugere ainda que a contribuição dos homens nas tarefas domésticas é gradual, ou seja, quanto mais tempo as esposas ficam empregadas em período integral, maior é a contribuição dos homens nas tarefas do dia-a-dia.

Para os pesquisadores, no entanto, a principal mudança nos papéis familiares foi o aumento na participação dos pais no cuidado com os filhos.

De acordo com os resultados, de 1965 a 2003, o tempo que os homens passam cuidando dos filhos triplicou. O aumento foi observado também entre as mães, que passam duas vezes mais tempo cuidando das crianças do que faziam na década de 60.

De acordo com os pesquisadores, este aumento pode ser relacionado com a mudança nos padrões de qualidade de vida observado entre pais e mães sobre o tempo que passam com seus filhos.

Segundo a revisão, as pesquisas nesta área apontam que o aumento no envolvimento masculino das atividades domésticas é uma tendência que deve aumentar com os anos.