Topo

Homens querem esposas que saibam cozinhar, diz pesquisa britânica

05/03/2008 11h00

Saber cozinhar foi considerada uma das principais qualidades de uma boa esposa em uma pesquisa realizada com homens na Grã-Bretanha e divulgada nesta quarta-feira.

Apesar da importância da habilidade na cozinha, citada por 48% dos cerca de 2 mil entrevistados, apenas 9% se dizem impressionados por mulheres que sabem "assar bolos".

A pesquisa foi conduzida pelo instituto britânico ICM e encomendada pelo Daily Mail Ideal Home Show - um dos principais eventos sobre casa e decoração da Grã-Bretanha. A intenção era descobrir a preferência dos homens para tentar reescrever o Good Wife Guide (Manual da Boa Esposa, em tradução livre), publicado em 1955.

Apesar de saber cozinhar continuar sendo uma qualidade importante em uma "boa esposa", alguns dados levantados pela pesquisa revelam uma mudança no perfil desejado pelos homens nos últimos 50 anos.

Segundo o levantamento, 84% dos homens acreditam que as tarefas domésticas devem ser divididas entre os cônjuges e 69% admitem procurar esposas que tenham habilidade para gerenciar as finanças da casa.

Além disso, para 59% dos entrevistados, a principal qualidade de uma boa esposa é a igualdade, ou seja, levar uma vida semelhante à do parceiro em termos de sucesso profissional, qualidade de vida e objetivos na carreira e vida familiar.

A pesquisa revela ainda que 56% dos homens buscam uma esposa que permita que eles passem tempo com os amigos. Outras qualidades que entraram na lista das preferências masculinas estão manter uma alimentação saudável (27%) e gostar de beber (22%).

O que elas pensam
Além de tentar desvendar as preferências dos homens com relação às suas esposas, a pesquisa também procurou saber o que as mulheres acreditam que os homens procuram em uma parceira.

Os dados indicam que 24% das mulheres pensam que os homens querem uma esposa com bom conhecimento sobre esportes, como saber o nome de jogadores e entender regras dos jogos. No entanto, a pesquisa revelou que isso é importante para apenas 10% dos homens.

A maioria das mulheres entrevistadas - 72% - acreditam que os homens não gostam de andar pelas lojas para fazer compras, enquanto para 63% dos homens isso não é considerado como um problema.

Para a maioria deles, ser bagunçada é a pior característica, citada por 47% dos entrevistados.

Segundo Maxine Soghmanian, organizadora do evento, os resultados da pesquisa são interessantes.

"O Good Wife Guide de 1955 nos rendeu boas risadas, e descobrir o equivalente em 2008 foi bem interessante - é impressionante ver como nós mudamos desde que o manual foi escrito", disse.

O Good Wife Guide trazia dicas para as esposas da época. Entre elas, estavam algumas recomendações que soam antiquadas atualmente, como "amarre um laço na cabeça e aparente frescor", ou ainda "não reclame se ele chegar tarde para o jantar ou até mesmo se ele passar a noite fora de casa - considere isso como uma coisa menor comparado com o que ele teve que enfrentar durante o dia".