Topo

Sul-africanas protestam contra agressão por uso de minissaia

04/03/2008 19h33

Centenas de mulheres sul-africanas realizaram uma manifestação de protesto nesta terça-feira em um ponto de táxis em Johanesburgo, onde uma mulher sofreu um ataque sexual por usar uma minissaia.

Nwabisa Ngcukana, de 25 anos, teria sido agredida por um grupo de taxistas e vendedores ambulantes que disseram que ela estava vestida de maneira indecente.

Os taxistas gritaram insultos contra as manifestantes. Algumas delas vestiam minissaias.

Na sexta-feira, cenas semelhantes foram realizadas em um protesto do tipo quando tanto mulheres como motoristas de táxi tiraram a roupa.

O caso provocou uma grande polêmica sobre os direitos das mulheres e a decência em locais públicos. Pessoas que passavam na rua teriam sorrido e estimulado quando as agressões a Mgcukana no mês passado.

Tradição
"O que nós queremos destacar é que mulheres têm direitos, elas têm o direito de escolher o que vestir", disse Nonhlanhla Mokeona, da organização Pessoas que se Opõem ao Abuso de Mulheres (Powa, em inglês).

Mokeona pediu aos homens que participem do protesto para manifestar apoio aos direitos das mulheres.

Durante o ato público de sexta-feira, algumas mulheres expuseram as coxas e os seios - uma forma tradicional de protesto na África entre pessoas que se consideram impotentes diante de uma situação.

Um grupo de motoristas de táxi chamou as manifestantes de "prostitutas" e, em seguida, alguns deles abaixaram as calças para mostrar as nádegas.

As autoridades pediram à associação de taxistas que ajudasse a encontrar os que agressores de Mgcukana e outras mulheres nas últimas semanas.

Embora alguns sul-africanos tenham se manifestado contra o uso de minissaia por mulheres, a Câmara Nacional de Líderes Tradicionais disse, na semana passada, que as mulheres usam com freqüência saias curtas em cerimônias tradicionais.