Topo

Britânicos inauguram playground para idosos

Idosos se divertem no espaço - BBC
Idosos se divertem no espaço
Imagem: BBC

31/01/2008 11h50

O primeiro playground para idosos da Grã-Bretanha foi inaugurado na quarta-feira na cidade de Blackley, na região de Manchester, ao norte da Inglaterra.

Criado a partir de uma idéia dos moradores do conjunto habitacional de Dam Head, o parque tem o objetivo de incentivar a prática de exercício entre os idosos.

O Older's People Play Area (Área de Brincadeira para Idosos, em tradução livre) tem seis equipamentos especiais de exercícios leves para pessoas com mais de 60 anos.

Localizado entre o parquinho para crianças e um centro de esportes, o novo espaço tem equipamentos para exercitar a parte superior do corpo, as pernas, quadris e o abdômen.

Algumas das atrações do playground também têm acesso especial para idosos em cadeiras de rodas.

Antes da inauguração, os equipamentos foram testados por moradores acima dos 70 anos.

Útil e agradável
O espaço custou 15 mil libras (R$52 mil) e foi financiado pelo governo local.

Segundo Joam Fitzgerald, presidente da Associação de Moradores de Dam Head (DAMRA, na sigla em inglês), a nova área é "pura diversão".

"A idéia é incentivar a saúde e o bem estar. Muitos idosos não querem ir à academia", afirmou.

"O equipamento é ótimo. É uma risada por minuto. Se alguma coisa faz as pessoas rirem e ainda há exercício envolvido, como pode ser algo ruim?", disse.

"A risada é o melhor remédio do mundo", afirmou.

Exercícios
A iniciativa, criada a partir de uma idéia similar realizada na Alemanha, foi bem recebida pela ONG Age Concern, que trabalha com idosos.

De acordo com o diretor geral, Gordon Lishman, o playground pode ser uma excelente maneira de incentivar a prática de exercícios físicos e a sociabilidade.

"Fazer exercícios algumas vezes por semana pode fazer uma diferença enorme para a saúde", explicou.

"Muitos idosos não praticam exercícios o suficiente e nós estamos prontos para ajudar as autoridades locais na oferta de opções acessíveis e econômicas para promover a atividade física entre os mais velhos", disse.