PUBLICIDADE

Topo

Universa

Biblioteca Britânica oferecerá 'Banquete Futurista'

29/01/2008 11h29

A Biblioteca Britânica (British Library), em Londres, está organizando um banquete Futurista nos moldes de um evento realizado pelo artista italiano Filippo Tommasso Marinetti em 1932.

O banquete é parte da exposição Breaking The Rules:The Printed Face of the European Avant Garde 1900-1937, que celebra a arte de vanguarda produzida na Europa entre 1900 e 1937.

Além da refeição em si, o evento inclui uma variedade de surpresas programadas para estimular todos os sentidos: aromas, projeções, objetos para estimular o tato, efeitos sonoros, música de vanguarda, uma banda tocando jazz da década de 30 e leitura de textos futuristas.

O banquete acontece no dia 18 de março e está sendo realizado em parceria com a Accademia Italiana Della Cucina.

Receitas Futuristas

Em 1932, o futurista Filippo Tommasso Marinetti - poeta, romancista e crítico que ficou conhecido por desafiar a opinião pública com idéias grandiosas e radicais - decidiu voltar sua atenção para o mundo sagrado da cozinha burguesa italiana.

Em seu revolucionário livro de receitas futuristas, ele publicou um manifesto propondo a revitalização da preguiçosa cultura italiana por meio de uma mudança na forma como os italianos comiam.

Entre outras idéias, o manifesto propunha a abolição do macarrão da dieta do país, já que, segundo Marinetti, o alimento induzia a letargia, o pessimismo e a nostalgia, entre outros efeitos.

O documento, interpretado por alguns como uma piada artística, também propôs a incorporação de inúmeras sensações à comida: velocidade, tecnologia, cor, esculturas, performances, barulhos e prazeres táteis.

As idéias de Marinetti continuam a reverberar hoje, por exemplo, na ênfase ao aspecto estético da comida na nouvelle cuisine francesa, nas dietas com baixa quantidade de carbohidratos e na aplicação de técnicas científicas no preparo dos alimentos (uma tendência vista hoje na cozinha do renomado chef britânico Heston Blumenthal).

O cardápio do Banquete Futurista na Biblioteca Britânica incluirá alguns dos pratos mais marcantes do livro de Marinetti, selecionados pelo chef italiano Giorgio Locatelli.

Os ingressos para o evento custam cerca de R$ 300 reais por pessoa.
Os organizadores são rigorosos quanto à apresentação dos participantes: eles devem vestir roupas clássicas ou em estilo 1930 com "um viés futurista". Jeans e roupas esportivas não serão bem-vindos.

Universa