PUBLICIDADE

Topo

Universa

Um terço dos britânicos 'está sempre de dieta', diz pesquisa

09/01/2008 11h45

Um em cada três adultos está permanentemente de dieta na Grã-Bretanha, segundo uma pesquisa encomendada por uma das maiores redes de supermercados do país.

O levantamento realizado a pedido do grupo Tesco entrevistou 2 mil pessoas e concluiu que aqueles acima dos 55 anos são os que têm maior tendência a fazer dieta em algum momento, todos os meses.

Entre este grupo, 15% tentam restringir o consumo de calorias diariamente - o dobro do que em qualquer outra faixa etária.

Especialistas britânicos advertiram que 60% dos adultos do país vão estar acima do peso até o ano de 2050 se não for tomada nenhuma medida para combater o crescente índice de obesidade.

O ministro da Saúde britânico, Alan Johnson, alertou que a obesidade pode ser potencialmente uma crise da mesma escala que as mudanças climáticas.

Mas pesquisas anteriores sugerem que as chamadas dietas "de efeito sanfona" são ineficientes e podem elevar o risco de aumento de peso a longo prazo.

Segundo a nova pesquisa, 15% dos adultos na Grã-Bretanha gastam entre 30 minutos e uma hora por dia se preocupando com seu próprio peso.

Mais de uma em 20 mulheres admitiram se preocupar com o corpo por mais de três horas por dia.

Bem estar

A auto-confiança foi uma das principais razões apresentadas pelos entrevistados para prestar atenção ao que comem. Seis em cada dez mulheres e mais de quatro em cada dez homens disseram ter a esperança de que perder peso vai fazê-los sentir-se melhor.

Um em cada cinco entrevistados estava tentando perder peso para melhorar sua vida amorosa. Outra razão citada para o emagrecimento foi ficar mais parecido com celebridades, com amigos atraentes ou com colegas de trabalho.

Segundo a psicóloga Donna Dawson, "os homens e mulheres na Grã-Bretanha têm um forte desejo de se sentir melhor consigo mesmos, e eles acreditam que uma das maneiras de alcançar isso é fazendo dieta e emagrecendo".

"Mas é importante entender que a prática constante de dieta de efeito sanfona, que está fadada ao fracasso, só serve para minar a auto-confiança."

Universa