Topo

Aluguel de cães vira mania no Japão

Loja japonesa onde é possível alugar um bicho de estimação  - BBC
Loja japonesa onde é possível alugar um bicho de estimação
Imagem: BBC

Geraldo Ribeiro<br/> De Tóquio

05/12/2007 11h39

Uma mania pouco conhecida no mundo ocidental está ganhando cada vez mais adeptos no Japão: o aluguel de cães de estimação. A prática vem conquistando adeptos no país, onde cresce o número de empresas especializadas no serviço.

As lojas oferecem aluguel por hora, dia ou até por mês. Os preços variam de acordo com o tempo de estadia do cão com o cliente e do tamanho do animal.

Na rede de lojas especializadas Janet Village, por exemplo, o aluguel pode ficar entre 1.575 ienes (R$ 25) por hora para cães pequenos, e de 2.100 ienes (R$ 34) por animais maiores.

A mesma loja diz que as opções mais populares entre os clientes são o aluguel dos cães por 24 horas e o aluguel apenas para um passeio de uma ou duas horas.

Segundo Mayumi Kitamura, dona de outra loja do ramo, a Zoo, os cães oferecidos para o aluguel são, na maioria, animais que estavam à venda nas lojas quando filhotes e que acabaram ficando em estoque.

Experiência
Além de atender ao desejo ocasional de ficar em companhia de um cachorro, o aluguel funciona também como forma de se "experimentar" os bichos para depois eventualmente comprá-los.

Na rede Zoo, que tem cinco lojas na capital japonesa, a maioria dos clientes são pessoas que querem experimentar o convívio com animais de estimação. Quando o cliente realmente decide comprar, a loja desconta a despesa do aluguel.

Em alguns casos, famílias com crianças que desejam criar animais de estimação, experimentam o convívio com o animal para verificar se surgem problemas como alergia ou como a eventual falta de afinidade com outros animais de estimação já existentes na casa.

Miyako Kinoshita, de 65 anos, costumava alugar a cachorrinha Patty todos os dias. Atualmente, para não estourar seu orçamento, ela busca o cachorro na loja apenas nos fins de semana. Apesar da vontade de comprar o animal, Miyako diz que pretende continuar alugando Patty, já que existe um caso de alergia na família.

Manabu Araki, proprietário da Janet Village, uma das redes de lojas de pets mais populares de Tóquio, explica que cada loja, aluga cães "para uns 30 clientes". "Nos dias úteis o número baixa para cinco ou seis. Na maioria, os clientes são mulheres, famílias ou casais."

Segundo o diretor administrativo da Associação de Estabelecimentos de Comércio de Animais de Estimação, Takashi Harada, a quantidade de lojas que alugam os animais "vem crescendo pouco a pouco".