Topo

Cão italiano acha maior trufa branca dos últimos 50 anos

Cristiano Savini mostra a trufa gigante encontrada pelo cão Rocco - BBC
Cristiano Savini mostra a trufa gigante encontrada pelo cão Rocco
Imagem: BBC

26/11/2007 16h16

Com apenas um ano e três meses de vida, o cãozinho mestiço Rocco conseguiu farejar neste final de semana, na região italiana da Toscana, a maior trufa branca já encontrada nos últimos 50 anos, pesando 1,5 quilo.

A trufa branca é a uma das iguarias mais requintadas da culinária, com cheiro forte e selvagem, que combina sabor delicado com aroma envolvente.

Luciano Savini, proprietário de Rocco, não consegue conter a satisfação de ter achado o cogumelo subterrâneo com peso recorde nos bosques de Palaia (Pisa), na Toscana.

"Cavamos por quase duas horas. O cão se agitava como louco", disse Savini, confirmando já ter recebido inúmeras ofertas de empresas e comerciantes de trufas que desejam adquirir o raro exemplar.

"Renunciei a propostas enlouquecedoras, algumas perto dos 100 mil euros (em torno de R$ 260 mil). Mas não vacilei. Para mim, não se trata tanto de dinheiro, mas de uma satisfação imensa que paga os esforços de quatro gerações de caçadores e selecionadores de trufas na minha família."

Conforme o dono do cão farejador, o cogumelo será levado ao leilão internacional da trufa branca de Florença, na Toscana, em 1º de dezembro. De acordo com ele, o lucro será doado para caridade.

"Encontrar esta trufa é um evento excepcional que aconteceu para a minha família", disse o filho de Savini, Cristiano, à BBC Brasil.

"Foi um presente que recebemos, uma grande sorte, uma enorme satisfação. Por isso, queremos também dividir esta sorte com outras pessoas."

'Inestimável'

Nos próximos dias, a trufa estará exposta em Macau, na China, para a apreciação de um grupo de milionários que estarão voando desde Hong Kong.

Luciano Savini diz que, durante o leilão, estarão conectados via satélite um restaurante em Macau e outro de Londres.

"O valor desta trufa é inestimável", afirmou Cristiano Savini. "Nunca antes foi encontrado um exemplar branco com estas dimensões."

Na Itália, onde a trufa branca é uma das iguarias mais apreciadas e o país é um dos principais exportadores do mundo, a procura dos cogumelos subterrâneos raros e difíceis de serem encontrados é uma caça ao tesouro.

A detentora do recorde anterior de tamanho pesava 1,3 quilo. A trufa tinha sido encontrada em Levade, na região de Ístria, em novembro de 1999.

Savini diz que o pesado cogumelo foi encontrado a 80 centímetros da superfície. De acordo com ele, a trufa com "perfume incrível" foi "um presente de Deus".

Na definição da imprensa italiana, a descoberta do cãozinho Rocco é considerada como a "trufa do século". A espécie branca é ainda mais rara que a preta.