Topo

Áustria vai realizar 'primeira feira do divórcio'

Índice de divórcio na Áustria atingiu o nível recorde de 50% em 2006 - BBC
Índice de divórcio na Áustria atingiu o nível recorde de 50% em 2006
Imagem: BBC

18/10/2007 13h19

A Áustria vai realizar a primeira "feira do divórcio" neste mês, com o objetivo de ajudar os casais a se separarem da forma mais pacífica possível.

O evento, que vai se realizar na capital, Viena, e depois nas cidades de Linz e Graz, vai permitir que os candidatos à separação consultem advogados sobre os seus direitos e busquem aconselhamento.

O índice de divórcio na Áustria atingiu o nível recorde de 50% em 2006, com 66% dos casamentos em Viena terminando em separação.

A feira, com duração de dois dias, terá como slogan: "Novo começo".

O evento em Viena se realiza nos dias 27 e 28 de outubro, sendo que o sábado é reservado para homens e o domingo, para mulheres. O objetivo é evitar encontros constrangedores para os casais e garantir às partes alguma anonimidade.

O organizador, Anton Barz, disse que este é o primeiro evento do tipo e espera que ele se torne semestral.

Barz conta que já montou feiras de casamentos, e teve a idéia de usar divórcio como tema depois de ouvir de advogados sobre as dificuldades que os casais enfrentam quando se separam.

Até agora já se registraram 20 participantes, entre advogados, mediadores, imobiliárias, empresas de detetives particulares e laboratórios que oferecem testes de DNA para confirmar paternidade.

Uma empresa vai oferecer um pacote de férias terapêutico para pessoas que acabaram de passar por um divórcio.

Também está programada uma série de palestras sobre divórcio, que incluem os efeitos da separação sobre os filhos e como lidar com eles na ausência de um parceiro.