L'Oréal é advertida por anúncio de rímel com cílios postiços
A agência de regulamentação publicitária da Grã-Bretanha anunciou nesta quarta-feira que um comercial de rímel da empresa de cosméticos L'Oréal violou as regras da indústria ao mostrar a atriz Penélope Cruz, estrela do anúncio, com cílios postiços.
O anúncio afirma que o rímel - que tem o nome comercial de "Telescopic" (telescópico, em tradução literal) - pode fazer com que os cílios de uma pessoa pareçam "até 60% mais longos".
Veiculado em televisão e meios impressos, o comercial mostra a atriz espanhola numa sacada, próxima a um telescópio, dizendo: "Imagine, cílios que pudessem alcançar as estrelas".
A L'Oréal alegou que Cruz estava usando apliques individuais de cílios em apenas alguns pontos das pálpebras "para preencher os espaços dos seus cílios naturais, a fim de obter um padrão consistente de cílios". O produto teria sido aplicado após as inserções.
A alegação foi amparada por uma declaração da atriz e do maquiador, mas a agência entendeu que o anúncio deveria ter deixado claro que a atriz estava usando cílios postiços, ainda que em apliques individuais.
A agência determinou que essa informação deve ser incluída nos anúncios no futuro, já que a falta dela pode ter sugerido aos consumidores que as mudanças nos cílios eram resultado apenas do uso do produto.
Rotina de beleza
Em sua defesa, a multinacional francesa também disse que o uso de cílios postiços é freqüente no dia-a-dia das mulheres.
"A L'Oréal argumentou que muitas mulheres usam cílios postiços como parte da sua rotina de beleza e reiterou que cílios até 60% mais longos podem ser atingidos com o uso do rímel, independentemente de os cílios serem reais ou artificiais", revelou a agência.
A agência também disse que o anúncio "não deixou claro que a alegação (de extensão dos cílios) referia-se à 'aparência' da extensão dos cílios".
A empresa disse que vai cumprir as novas exigências do órgão regulador nas suas futuras campanhas publicitárias.
Penélope Cruz, estrela de filmes como Vanilla Sky e Volver, tem 32 anos e assinou um contrato exclusivo com a L'Oréal no ano passado.
O anúncio afirma que o rímel - que tem o nome comercial de "Telescopic" (telescópico, em tradução literal) - pode fazer com que os cílios de uma pessoa pareçam "até 60% mais longos".
Veiculado em televisão e meios impressos, o comercial mostra a atriz espanhola numa sacada, próxima a um telescópio, dizendo: "Imagine, cílios que pudessem alcançar as estrelas".
A L'Oréal alegou que Cruz estava usando apliques individuais de cílios em apenas alguns pontos das pálpebras "para preencher os espaços dos seus cílios naturais, a fim de obter um padrão consistente de cílios". O produto teria sido aplicado após as inserções.
A alegação foi amparada por uma declaração da atriz e do maquiador, mas a agência entendeu que o anúncio deveria ter deixado claro que a atriz estava usando cílios postiços, ainda que em apliques individuais.
A agência determinou que essa informação deve ser incluída nos anúncios no futuro, já que a falta dela pode ter sugerido aos consumidores que as mudanças nos cílios eram resultado apenas do uso do produto.
Rotina de beleza
Em sua defesa, a multinacional francesa também disse que o uso de cílios postiços é freqüente no dia-a-dia das mulheres.
"A L'Oréal argumentou que muitas mulheres usam cílios postiços como parte da sua rotina de beleza e reiterou que cílios até 60% mais longos podem ser atingidos com o uso do rímel, independentemente de os cílios serem reais ou artificiais", revelou a agência.
A agência também disse que o anúncio "não deixou claro que a alegação (de extensão dos cílios) referia-se à 'aparência' da extensão dos cílios".
A empresa disse que vai cumprir as novas exigências do órgão regulador nas suas futuras campanhas publicitárias.
Penélope Cruz, estrela de filmes como Vanilla Sky e Volver, tem 32 anos e assinou um contrato exclusivo com a L'Oréal no ano passado.
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