71º Festival de Cannes será a 'edição das mulheres'
O Festival de Cannes, que acontece entre os dias 8 e 19 de maio, será palco para discutir igualdade de gênero no cinema.
Neste ano, o júri é composto, em sua maioria, por mulheres: cinco dos nove membros. A presidente será a atriz australiana Cate Blanchett, ganhadora de dois prêmios Oscar e vítima de assédio por parte do produtor cinematográfico Harvey Weinstein.
Veja também
- Cannes 2018: Só 3 mulheres concorrem à Palma de Ouro, o principal prêmio
- Desigualdade no cinema: Mulheres têm menos de um terço dos papeis com falas
- Spacey, Weinstein, Toback: Entenda os casos de abuso que abalaram Hollywood
As outras juradas são Léa Seydoux, Kristen Stewart, Burundi Khadja Nin e Ava DuVernay. Já os homens são Chang Chen, Robert Guédiguian, Denis Villeneuve e Andrey Zvyagintsev.
Além disso, diversas organizações internacionais feministas e de luta contra o assédio participarão do evento. Dentre as associações convidadas estão a "Time's Up", com representantes dos Estados Unidos e do Reino Unido, a Associação de Mulheres Cineastas e de Meios Audiovisuais (CIMA), da Espanha, e a "Dissenso Comune", da Itália.
As representantes se reunirão em 14 de maio para debater a questão de gênero na indústria cinematográfica. O encontro será mediado pelas cineastas francesas Céline Sciamma e Rebecca Zlotowski, além de contar com a presença da ministra de Cultura da Bélgica, Françoise Nyssen.
O festival também contará com um "disk assédio". Através do número 04.92.99.80.09, é possível denunciar abusos sexuais ou comportamentos inadequados durante a mostra. Vale ressaltar que, nos 70 anos de história do evento, somente uma mulher levou o prêmio de "Melhor Filme", Jane Campion, em 1994. E apenas duas foram reconhecidas por "Melhor Direção", Yuliya Solntseva e Sofia Coppola.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.