Topo

Apps de transporte buscam mulheres motoristas na Arábia Saudita

Getty Images
Imagem: Getty Images

15/01/2018 15h44

Após a histórica permissão para mulheres dirigirem na Arábia Saudita, os aplicativos de transporte, como o Uber, estão procurando motoristas do sexo feminino no país.   

A multinacional norte-americana anunciou há alguns meses um plano para abrir centros dedicados ao recrutamento de mulheres "parceiras" do serviço.   

Já a Careem, com sede em Dubai e forte presença no Oriente Médio, prevê contratar 10 mil motoristas do sexo feminino até junho, quando entrará em vigor o decreto do rei Salman bin Abdulaziz al Saud que autoriza as mulheres a dirigirem.   

Atualmente, a maioria dos clientes dos dois serviços na Arábia Saudita é formada por mulheres: 80% no Uber e 70% na Careem. No entanto, 100% dos motoristas são homens.

A companhia dos Emirados Árabes já abriu aulas de formação em diversas cidades sauditas, voltadas àquelas que tiraram a carteira de habilitação no exterior.   

O objetivo é familiarizar as alunas com o código de trânsito do reino e com a plataforma do aplicativo. A partir de junho, as mulheres sauditas também poderão guiar motos e veículos pesados no país, que é governado por uma vertente ultraconservadora do Islã sunita.