Topo

Mulheres seriam obrigadas a usar salto alto em Cannes; organização nega

19/05/2015 12h41

O Festival de Cannes foi alvo de uma polêmica nesta terça-feira (19), baseada em um rumor desmentido pela organização sobre a suposta proibição de sapatos baixos para as mulheres em sua famosa escadaria.

"O rumor, segundo o qual o festival de Cannes exige salto alto para as mulheres, é infundado", esclareceu em um tweet o diretor artístico do festival, Thierry Frémaux. Os convites de gala informam, sem mais detalhes, sobre a necessidade de utilização de "smoking e  vestido de festa", sem mencionar a altura dos saltos.

No entanto, as redes sociais estavam repletas de comentários depois que a revista "Screen" denunciou que, na véspera desta terça-feira (19), várias convidadas haviam sido proibidas de entrar por não estarem usando salto alto.

O tema invadiu inclusive uma coletiva de imprensa do elenco do filme "Sicario", do diretor canadense Denis Villeneuve, com Emily Blunt, Benicio del Toro e Josh Brolin

"Francamente, todos deveriam usar sapatos baixos", disse Blunt, que chegou caminhando com dificuldade justamente por estar usando saltos muito altos. "Não deveríamos usar saltos altos", comentou a atriz britânica em resposta à pergunta de um repórter.

Villeneuve se apressou em acrescentar, desencadeando um riso generalizado: "Em sinal de protesto, Benicio, Josh e eu vamos subir a escadaria de salto alto nesta noite".

O diretor Asif Kapadia, do documentário "Amy", sobre a cantora Amy Winehouse, somou-se à polêmica afirmando em um tuíte que sua esposa também teve o mesmo problema, mas que finalmente conseguiu entrar na sala.