Topo

Programa oficial do casamento de Kate e William é revelado

28/04/2011 14h15

LONDRES, 28 Abr 2011 (AFP) -Na preparação minuciosa do casamento de William, esta era a última peça que faltava: o programa oficial da cerimônia foi revelado nesta quinta-feira (28) por Buckingham, detalhando a troca de cumprimentos, a liturgia e a música, como estipula a tradição real.

A cerimônia "será a quintessência do espírito britânico", assegura o palácio. A começar pela trilha sonora para a qual o jovem casal convocou os grandes nomes do panteão nacional, Edward Elgar, Benjamin Britten e Ralph Vaughan Williams.

A rainha será recebida por trombetas, e a noiva caminhará até o altar ao som da marcha nupcial de Hubert Parry. Serão três minutos e meio na nave central da construção gótica, sob os olhares de dois bilhões de pessoas, telespectadores e convidados.

A lembrança de Diana, mãe de William, que morreu em um acidente de carro em 1997, também estará presente na marcha imperial de William Walton, apresentada ao final da cerimônia, como foi durante seu casamento com o príncipe Charles em 1981.

O hino "Jerusalém", "must" das cerimônias oficiais, e a inevitável canção "Greensleeves" -que começa com um ambíguo "Ai meu amor, você me maltrata"- também ressoarão na nave milenar.

Reza a lenda que o rei Henrique 8 teria dedicado a canção a Ana Bolena, sua segunda esposa, que resistia a ele e acabou sendo decapitada por ordem do soberano.

Seguindo o exemplo inovador da princesa Diana, Kate, não prometerá "obediência" a seu marido durante a troca de votos. Segundo o programa, ela prometerá "amar, reconfortar, respeitar e estar ao lado" do príncipe William, mas não "obedecê-lo", em nome da igualdade dos sexos.

Outra mudança das regras estabelecidas: para dar um tom mais pessoal, o jovem casal, que supervisionou a cerimônia nos mínimos detalhes, redigiu de próprio punho uma mensagem às pessoas. Uma tarefa que cabe geralmente ao arcebispo de Canterburry, o mais alto dignitário da Igreja Anglicana.

"A afeição que muitas pessoas manifestaram durante nosso noivado foi muito emocionante e nos tocou enormemente. Aproveitamos esta oportunidade para agradecer a todos por sua gentileza", explicam os dois em uma mensagem assinada "William e Catherine" e enfeitada com uma foto "descontraída" onde eles posam sorrindo, vestidos com uma camisa clara como o pescoço descoberto.

Na sexta-feira, 150 mil cópias em papel glacê do programa, decorados com as armas de Kate e William, serão vendidas a dois euros por batedores e cadetes do Exército, no caminho entre Westminster e Buckingham. Os fundos obtidos serão destinados a organizações de caridade.

Esse programa-lembrança oficial, "uma longa tradição real", como lembra o palácio, também foi apresentado na internet. E pode ser acessado por iPad, nova prova de que a monarquia quer aproveitar as tecnologias modernas na comunicação cuidadosamente orquestrada do casamento.

O papel utilizado pelo programa -"250 gramas/m2 para a cobertura e 150 para as páginas internas"- é "reciclado e descolorido com cloro", indicou o comunicado oficial.