'Burca para meninos' faz sucesso no Natal britânico
GREENHITHE, Inglaterra, 14 dez 2007 (AFP) - Um casaco com óculos escuros costurados no capuz, que está sendo chamado de "burca para meninos", tornou-se um dos grandes sucessos deste Natal, semanas após seu lançamento nas lojas britânicas.
O apelido vem do capuz da "goggle jacket" - nome original da vestimenta -, que pode ser completamente fechado, cobrindo todo o rosto de quem usa. O casaco é vendido como pão quente nesta temporada de compras.
"Em apenas três semanas já vendemos mais de 450 na minha região", comemora Peter Webster, representante da marca Carter para o sul e sudeste da Grã-Bretanha.
"As vendas estão um pouco fracas agora, mas a 'goggle jacket' tem se saído muito bem", afirma.
Vendida em diversas lojas por entre 50 e 85 libras (entre 102 e 175 dólares), a "burca para meninos" vem nas cores preta, creme, rosa e na versão camuflada. O público-alvo são homens jovens entre 15 e 25 anos.
Enquanto alguns dizem que o novo casaco é "divertido e fashion", outros afirmam que o resultado é "assustador": os modelos em cores escuras lembram a imagem de criminosos ou combatentes, e os casacos claros parecem vestimentas de proteção contra ataques nucleares ou biológicos.
Para Brian Paddick, um ex-alto oficial da Scotland Yard e atual candidato a prefeito de Londres, a roupa pode aumentar a criminalidade porque esconde por completo a identidade de quem a veste.
"O problema na sociedade não é só o crime, mas também o medo do crime, e esse casaco é suficiente para dar calafrios de medo a qualquer um", declarou Paddick a jornal britânico Times.
Designers e vendedores afirmam, no entanto, que as pessoas compram a "goggle jacket" para esquiar ou andar de moto, e mesmo por diversão, mas não para cometer crimes ou vandalismo.
"Não pensamos em um eventual uso indevido da roupa", disse o porta-voz da Projekt NYC, que comercializa a "burca para meninos". "Se for assim, então existem muitas coisas que podem ser usadas para cometer crimes, como capuzes", concluiu.
O apelido vem do capuz da "goggle jacket" - nome original da vestimenta -, que pode ser completamente fechado, cobrindo todo o rosto de quem usa. O casaco é vendido como pão quente nesta temporada de compras.
"Em apenas três semanas já vendemos mais de 450 na minha região", comemora Peter Webster, representante da marca Carter para o sul e sudeste da Grã-Bretanha.
"As vendas estão um pouco fracas agora, mas a 'goggle jacket' tem se saído muito bem", afirma.
Vendida em diversas lojas por entre 50 e 85 libras (entre 102 e 175 dólares), a "burca para meninos" vem nas cores preta, creme, rosa e na versão camuflada. O público-alvo são homens jovens entre 15 e 25 anos.
Enquanto alguns dizem que o novo casaco é "divertido e fashion", outros afirmam que o resultado é "assustador": os modelos em cores escuras lembram a imagem de criminosos ou combatentes, e os casacos claros parecem vestimentas de proteção contra ataques nucleares ou biológicos.
Para Brian Paddick, um ex-alto oficial da Scotland Yard e atual candidato a prefeito de Londres, a roupa pode aumentar a criminalidade porque esconde por completo a identidade de quem a veste.
"O problema na sociedade não é só o crime, mas também o medo do crime, e esse casaco é suficiente para dar calafrios de medo a qualquer um", declarou Paddick a jornal britânico Times.
Designers e vendedores afirmam, no entanto, que as pessoas compram a "goggle jacket" para esquiar ou andar de moto, e mesmo por diversão, mas não para cometer crimes ou vandalismo.
"Não pensamos em um eventual uso indevido da roupa", disse o porta-voz da Projekt NYC, que comercializa a "burca para meninos". "Se for assim, então existem muitas coisas que podem ser usadas para cometer crimes, como capuzes", concluiu.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.