Topo

'Burca para meninos' faz sucesso no Natal britânico

A "burca masculina", ou "goggle jacket", virou hit entre os rapazes ingleses - AFP
A 'burca masculina', ou 'goggle jacket', virou hit entre os rapazes ingleses
Imagem: AFP

14/12/2007 15h27

GREENHITHE, Inglaterra, 14 dez 2007 (AFP) - Um casaco com óculos escuros costurados no capuz, que está sendo chamado de "burca para meninos", tornou-se um dos grandes sucessos deste Natal, semanas após seu lançamento nas lojas britânicas.

O apelido vem do capuz da "goggle jacket" - nome original da vestimenta -, que pode ser completamente fechado, cobrindo todo o rosto de quem usa. O casaco é vendido como pão quente nesta temporada de compras.

"Em apenas três semanas já vendemos mais de 450 na minha região", comemora Peter Webster, representante da marca Carter para o sul e sudeste da Grã-Bretanha.

"As vendas estão um pouco fracas agora, mas a 'goggle jacket' tem se saído muito bem", afirma.

Vendida em diversas lojas por entre 50 e 85 libras (entre 102 e 175 dólares), a "burca para meninos" vem nas cores preta, creme, rosa e na versão camuflada. O público-alvo são homens jovens entre 15 e 25 anos.

Enquanto alguns dizem que o novo casaco é "divertido e fashion", outros afirmam que o resultado é "assustador": os modelos em cores escuras lembram a imagem de criminosos ou combatentes, e os casacos claros parecem vestimentas de proteção contra ataques nucleares ou biológicos.

Para Brian Paddick, um ex-alto oficial da Scotland Yard e atual candidato a prefeito de Londres, a roupa pode aumentar a criminalidade porque esconde por completo a identidade de quem a veste.

"O problema na sociedade não é só o crime, mas também o medo do crime, e esse casaco é suficiente para dar calafrios de medo a qualquer um", declarou Paddick a jornal britânico Times.

Designers e vendedores afirmam, no entanto, que as pessoas compram a "goggle jacket" para esquiar ou andar de moto, e mesmo por diversão, mas não para cometer crimes ou vandalismo.

"Não pensamos em um eventual uso indevido da roupa", disse o porta-voz da Projekt NYC, que comercializa a "burca para meninos". "Se for assim, então existem muitas coisas que podem ser usadas para cometer crimes, como capuzes", concluiu.