Topo

Fantasma da anorexia ronda a semana de moda de Londres

11/02/2007 10h52

LONDRES, 11 fev (AFP) - O fantasma da anorexia continua rondando a semana de moda de Londres, que foi aberta neste domingo, onde estilistas como o britânico Julien McDonald e o indiano Manish Arora revelarão as cores, cortes e linhas que dominarão as coleções outono-inverno 2007-2008.

Os desfiles londrinos reavivaram a polêmica sobre o peso das modelos, que sacudiu a edição passada da semana de moda de Londres, em setembro, e que ganhou força após a morte em novembro da modelo brasileira Ana Carolina Reston, que morreu pesando apenas 40 kg.

"Não acho que as mulheres que caíram na anorexia para ser modelos devam ser promovidas nas passarelas, assim como não estou de acordo com o desfile de menores de 16 anos", declarou a ministra da Cultura e do Esporte britânica, Tessa Jowell, na véspera da abertura da London Fashion Week.

Embora tenha afirmado que o governo de Tony Blair não vai impor uma lei proibindo nas passarelas modelos extremamente magras, como fizeram Madri e Milão, Jowell disse que o mundo da moda "deve tomar medidas efetivas para não promover corpos que não sejam saudáveis".

A estrela desta semana de moda será o estilista Marc Jacobs, que pela primeira vez apresenta uma coleção em Londres, onde dezenas de criadores de todo o mundo apresentarão suas coleções.

O estilista brasileiro Issa, o grego Marios Schwab, preferido da modelo Kate Moss, a dupla anglo-brasileira Bruno & Basso, Isham, de Cingapura, a sérvia Roksanda Illincic, e John Rocha, de origem sino-portuguesa, também estarão presentes nas passarelas de Londres.