Topo

Herchcovitch é um dos destaques da Semana de Moda de Nova York

Desfile de Herchcovitch no São Paulo Fashion Week: coleção é a mesma mostrada em NY - Alexandre Schneider/UOL
Desfile de Herchcovitch no São Paulo Fashion Week: coleção é a mesma mostrada em NY
Imagem: Alexandre Schneider/UOL

Por Catherine HoursNOVA

07/02/2007 18h07

YORK, 7 fev (AFP) - O estilista brasileiro Alexandre Herchcovitch apresentou uma coleção inspirada no campo nos desfiles da temporada outono-inverno 2007-2008 durante uma Semana da Moda de Nova York marcada por cores, silhuetas e cortes fluidos.

Herchcovitch exibiu peças em tecidos amassados, com estampas de flores e vestidos de seda, usados, por exemplo, debaixo de uma jaqueta verde. Mas não deixou de lado a sofisticação, em peças com mangas enormes e materiais alternativos como o plástico preto empregado em seus vestidos.

Até agora, a Semana da Moda tem dado ênfase aos vestidos, que continuam sendo as vedetes da temporada, sem excluir macacões, casacos curtos e calças, tanto justas quanto soltas, e de cintura alta.

Mas Jacobs, uma das principais influências da moda americana, responsável pelo desfile mais popular da Semana, marcou uma clara diferença com relação às temporadas anteriores, apresentando silhuetas, vestidos retos e casacos longos.

Passaram longe os casacos volumosos e peças sobrepostas. A próxima temporada de Jacobs mostra um guarda-roupa mais misterioso para as mulheres, com casquetes, ternos com calças e vestidos retos, com botões ou cintos.

A coleção de Oscar de la Renta recorreu a uma paleta escura, fundamentalmente preto e cinza, com detalhes coloridos e em pele em volta do pescoço e nas saias, a maioria acima dos joelhos.

Donna Karan também recorreu ao cinza e ao preto, mas realçado com o amarelo, o rosa e lantejoulas em minissaias e vestidos acima dos joelhos.

Seguindo uma tendência da temporada passada, vestidos trapézio evocando aos anos 1960 surgiram nos desfiles de estilistas como Erin Fetherston.

As modelos de Fetherston exibiram "jumpers" cinza pérola e vestidos império, realçados com sapatilhas de balé prateadas.

Para combater o frio, casacos damasco curtos, com muito volume. As poucas calças apresentadas foram em cetim, de cintura alta e usados com blusas transparentes.

Diane von Furstenberg, além de seu icônico 'wrap dress', mostrou uma coleçção de túnicas de jérsei e vestidos retos em tecido preto plissado.

Blusas pretas de manga comprida, saias, casacos de lã com mangas três quartos arremataram uma coleção muito feminina, inspirada na Espanha, com combinações nas cores preta e vermelha, ou preta e fúcsia.

Ruffian optou por uma temática "segunda pele", com tops elásticos usados sob pequenas jaquetas de renda e calças estreitas, mas a dupla de estilistas usou o volume em macacões e calças amplas de cintura alta, nas cores vermelha, preta e preta azulada.

Outro casal criativo, Rag and Bone, apresentou jaquetas com cintos ou com vestidos trapézio.

Em geral, jouve menos preto nas atuais coleções de outono-inverno. A Lacoste, por exemplo, mostrou verdes, marrons, amarelo e azul durante este evento de moda, normalmente dedicado às roupas esportivas.

"Preto ou cinza sozinhos são chatos", resumiu Christophe Lemaire, o jovem diretor artístico da marca. "Precisamos de fôlego e gosto quando há profundidade, uma riqueza na silhueta", disse.

Até agora, várias celebridades estiveram presentes nos desfiles, como os músicos Lenny Kravitz, Lil' Kim, Rod Stewart e Debbie Harry, e a estrela de Hollywood Susan Sarandon.