Castiçais migram para a decoração de fim de ano e não requerem adornos

Você tem em casa um castiçal comum e nunca pensou que ele pudesse ser usado na decoração de Natal? Ou você adora essas peças, mas não se anima muito com as versões natalinas cheias de frufrus?
O UOL mostra como é possível tirar do armário castiçais comuns e empregá-los na decoração das mesas de fim de ano, sem acrescentar adornos e/ ou somente incluir um ou outro enfeite junto ao suporte. Inspire-se nas dicas e migre esses objetos lindos dos jantares formais para sua composição festiva!
Cada estilo, uma aplicação
-
Requintado
Se você tem um par de castiçais de materiais nobres, como este de cristal e ouro, deixe que o suporte para velas seja a atração da mesa ou brilhe no aparador. Se o modelo é requintado, evite usar enfeites natalinos extravagantes como bolas, festões e laços ao lado da peça. Na mesa, empregue taças e copos de cristal e pratos de porcelana.
-
Minimalista
Embora composições mais elaboradas sejam mais comuns em datas festivas como o Natal e o Réveillon, castiçais minimalistas - a exemplo deste criado pela designer britânica Maya Selway - ficam lindos em decorações delicadas e sem exageros. Na mesa, use um jogo de jantar com design limpo e, combinado com o castiçal, use um par de vasos de vidro baixos, contendo uma única flor.
-
Conjunto clássico
Que tal empregar na decoração natalina um conjunto de castiçais clássicos revisitados? As peças são perfeitas para ocasiões festivas como o Natal e o Ano Novo. Mas tenha bom senso ao compor a ambientação, porque o desenho dos suportes já atrai a atenção dos convidados. No caso de modelos feitos em bronze escurecido (foto), equilibre a composição com tons de prata e branco.
-
Geométrico
Um castiçal geométrico, fabricado em metal, por exemplo, vai bem em decorações modernas. Para o Natal, caso o modelo seja baixo, como este na foto, não o utilize na mesa de jantar, porque a peça "sumirá" entre os réchauds e louças. Prefira colocá-lo em um aparador ou em mesas laterais para compor o clima natalino, que sempre pede a luz de velas.
-
Faça você mesmo
Não tem um castiçal guardado em casa? Faça o seu! É possível encontrar muitas ideias em tutoriais na internet, a exemplo deste feito com sarrafo de madeira e luvas de cobre, ensinado pelo site Histórias de Casa (http://historiasdecasa.com.br). O passo a passo é bem simples e a peça fica linda em uma decoração natalina em tons de dourado e verde.
-
Em forma de coisas
Os castiçais com formatos lúdicos, como estes "de casinha", caem bem em ambientações informais e divertidas. Se você gosta desse estilo, não deixe de incorporá-lo à decoração das festas de fim de ano. Caso tenha crianças em casa, combine os castiçais a outros enfeites fofos como papais Noel e bonequinhos Quebra-Nozes. Mas para evitar acidentes domésticos, mantenha as velas apagadas ou redobre a supervisão.
-
Vintage
Os castiçais antigos, produzidos em cerâmica ou ágata, são lindos e não podem ficar esquecidos dentro dos armários, em especial, na época das festas de fim de ano. No Natal, utilize-os associados a enfeites natalinos artesanais, assim você obtém um visual bucólico e charmoso. Para escolher as cores desses adornos, considere os tons que aparecem nos suportes de velas.
-
Em garrafas
Uma ideia simples e baratinha é utilizar como castiçais, garrafas. Nas festas, para exemplares feitos de vidro incolor, dê um toque festivo que converse com as cores da decoração, por exemplo, amarrando um laço vermelho no vasilhame. Em garrafas coloridas (como as da foto), tenha cautela ao combinar os tons, para estabelecer a harmonia da composição.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.