8 vezes em que a ficção mostrou que não existem esportes "de menino"
Quem nos perdoem os homens, mas não são poucas vezes em que as mulheres quebraram tudo em territórios supostamente masculinos. No mundo dos esportes, não é diferente e não faltam exemplos de verdadeiras "monstras" em diversas categorias, como Serena Williams (tênis) e Marta (futebol).
A ficção também inspira e é inspirada por mulheres cheias de vontade, competência e coragem em esportes conhecidos pelo domínio do testosterona. Relembre oito vezes em que as telonas e telinhas mostraram que é possível jogar, lutar (e arrasar) como uma garota.
-
MMA
Na pele de Jeiza, de "A Força do Querer", Paolla Oliveira conheceu tudo o que o octógono pode proporcionar: força, disciplina e condicionamento físico. Na vida real, não são poucas as ídolas da modalidade que fazem muito marmanjo ficar no chinelo.
-
Luta livre
Pode ser tudo uma encenação, mas a série "Glow", do Netflix, mostra que o espetáculo exige muita personalidade e preparo físico. Atrás das fantasias, cada personagem mostra que o ringue é o lugar para brilhar e dar aquele gás na autoestima.
-
Boxe
Como um bom filme de Clint Eastwood, "Menina de Ouro" (2005) tem personagens bem durões - mas que revelam ter coração e fragilidades como todo mundo. Para o papel, Hillary Swank se transformou em uma sisuda lutadora que prova seu valor. E no final...bem, nada de spoilers.
-
Futebol
Em "Ela É o Cara" (2006), Amanda Byrnes é uma das melhores jogadoras de "soccer" de sua escola até que precisa se disfarçar de menino para continuar jogando. No caminho tem um bonitão para distrair um pouco, mas paixão mesmo é a bola.
-
Mais futebol
Como o amor pelo esporte não é pouco, mais um filme se dedicou a mostrar meninas dominando os campos. Em "Driblando o Destino" (2002), uma garota filha de pais rígidos faz de tudo para seguir o sonho de jogar como David Beckham. O time conta com a ainda não famosa Keira Knightley.
-
Surfe
Em "A Onda dos Sonhos" (2002), três colegas que não largam as pranchas fazem manobras de tirar o fôlego e correm pela vitória em uma competição local. Fora das telas, o Brasil conta com um verdadeiro orgulho nacional na categoria: Maya Gabeira enfrenta ondas gigantescas e não para de conquistar troféus.
-
Roller derby
Correr de patins em uma pista circular e impedir o avanço dos adversários com o corpo parece intenso, não? E é! Em Garota Fantástica (2009), Ellen Page, Drew Barrymore, Juliette Lewis e mais um time estrelado mostram que as meninas não têm medo de ralados, hematomas e ossos quebrados em nome da adrenalina.
-
Beisebol
Baseado em fatos reais, "Um Equipe Muito Especial " (1992) mostra a história da liga feminina de beisebol que começou quando soldados americanos estavam na Segunda Guerra Mundial. Geena Davis e Madonna (morena!) sabem levantar a torcida com "home runs" caprichados.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.