Topo

Conteúdo de Marca


Conteúdo de Marca

Conheça os termos mais usados no universo capilar e entenda cada um deles

18/12/2018 11h51

Se você não é uma expert em cabelos, certamente já se pegou confusa ao ouvir alguns termos como "co-wash", "liberado" ou "umectação".

Isso porque o universo capilar é repleto de palavrinhas, inclusive algumas em inglês, que podem se referir a algum cuidado, produto, corte, tratamento ou até mesmo a uma técnica diferentona.

São diversos termos que as mulheres geralmente conhecem à medida que vão se interessando pelos assuntos relacionados ao universo da beleza.

Para facilitar esse aprendizado, separamos alguns dos termos mais usados no "dicionário capilar". Confira abaixo!

Baby Hair

Traduzido como "cabelo de bebê", baby hair é o nome usado para se referir àqueles fiozinhos de cabelo que nascem ao redor da testa. A expressão ganhou força porque os fios em crescimento se tornaram tendência de beleza e muitas meninas já estão usando o estilo ao seu favor na hora de inovar nos penteados.

Big Chop

Em português, a expressão significa "grande corte" e recebe esse nome porque é realmente um divisor de águas para as mulheres que passam pela transição capilar. O big chop marca o fim dessa fase, porque é o corte que vai tirar a parte alisada dos fios, deixando apenas o cabelo que já está crescendo com a textura natural.

Bigudinho

Os bigudinhos são acessórios antigos, da época das avós, que foram se modernizando ao longo do tempo e servem para texturizar os fios em transição ou até mesmo lisos e cacheados. O formato do acessório é o responsável por formar cachos no cabelo, mas produtos como géis e cremes ajudam a fixá-los por mais tempo.

CC Cream

Expressão bem conhecida entre as fãs de maquiagem, o CC cream, no universo capilar, é um creme com várias funções como hidratação, reparação, ação anti-frizz, proteção térmica, brilho, selagem das pontas e das cutículas, desembaraço, toque acetinado e maciez. É um produtinho multifuncional e, consequentemente, super prático.

Co-wash

O termo co-wash é uma abreviação de conditioner washing, que traduzindo, significa "lavar com o condicionador". Quando mencionamos essa expressão, falamos de uma técnica que substitui o uso do shampoo por um "condicionador limpante" na hora da lavagem. É importante lembrar que não é qualquer condicionador que serve para a técnica e que algumas marcas já desenvolveram produtos específicos para realizá-la.

Cronograma capilar

Apesar de ser muito popular, principalmente entre cacheadas e crespas, o cronograma capilar funciona como uma agenda de cuidados capilares e pode ser adotado por mulheres com todos os tipos de curvatura. Essa agenda intercala os tratamentos de hidratação, nutrição e reconstrução e cada um deles tem uma função diferente na hora de devolver os nutrientes que os fios precisam para estar saudáveis.

Day after

O dia seguinte posterior à lavagem dos fios é chamado de day after pelas mulheres. Se você acordou com o cabelo bonito um dia depois de lavar o cabelo, você está em um bom day after. Mas, se o cabelo não acordou como você queria, dá para apostar em algumas técnicas para deixá-lo bonito sem precisar lavar. No caso dos cacheados, as texturizações e revitalizações costumam ajudar muito. No caso das lisas, o secador, a chapinha e o shampoo a seco podem ser a solução.

Dedoliss

Para quem não quer investir em acessórios, o dedoliss, técnica bem conhecida entre as cacheadas, é ideal! Isso porque ele consiste em usar apenas os dedos da mão para definir os cachos. Uma das vantagens dessa técnica de texturização é justamente não usar nenhuma ferramenta de calor, além de proporcionar alta definição e cachos sem frizz.

Defrizante

Proteger os cabelos das altas temperaturas das ferramentas de calor é fundamental para evitar o ressecamento dos fios - e os defrizantes selantes térmicos são desenvolvidos especialmente para isso. O produto cria uma espécie de camada protetora e evita os danos causados pelo calor do secador, da chapinha e do modelador de cachos.

Fitagem

Mais uma técnica para texturizar os fios, a fitagem consiste em separar o cabelo em mechas e ir passando os dedos pelos fios fazendo o movimento de estica e puxa. Ao soltar, os cachinhos se formam.

Henê

O henê é um produto cosmético que alisa e colore o cabelo ao mesmo tempo. Mas, atenção: ele pode ser bastante perigoso, porque é incompatível com todas as outras químicas de transformação.

Inversão Capilar

É um método bastante curioso que consiste em jogar a cabeça para frente e massageá-la para estimular o crescimento dos fios. Apesar da sua eficácia não ser comprovada cientificamente, muitas meninas afirmam que seus cabelos cresceram bastante durante os 7 dias de realização da técnica.

Lace

Basicamente, as laces são perucas com um aspecto mais natural porque são feitas com cabelo humano e possuem um tipo de telinha que ajuda a imitar o crescimento natural dos fios. Nos dias atuais, a lace não é usada apenas para disfarçar algum tipo de doença ou imperfeição. Ela se tornou um acessório para combinar com o look e é muito utilizada por celebridades e digital influencers.

Liberado

Quando você ouve que um produto é liberado, isso quer dizer que ele não possui silicones, parafina, parabenos, petrolato, sulfatos e qualquer derivado do petróleo. A técnica liberada é a que usa pouco ou nenhum shampoo e óleos minerais no cuidado e na limpeza capilar.

Matizador

Conhecido íntimo das loiras, o matizador é um produtinho que neutraliza a cor dos fios fazendo uma remoção de pigmentos indesejados, como o temido amarelado. Ele também é responsável por realçar ou até neutralizar a cor do cabelo e pode ajudar a consertar os danos causados por água da piscina, do chuveiro ou do mar.

Plopping

Essa é uma técnica bastante simples que seca e define os cachos, além de ajudar a reduzir o frizz. Para fazer o ploppling, você vai precisar de uma toalha ou camiseta de algodão, estica-la sobre uma superfície lisa e jogar o cabelo sobre o tecido. Daí é só dar nozinhos para formar uma espécie de touca. Isso vai deixar os fios secos e definidos.

Scab hair

Quando uma mulher decide abandonar os alisamentos, o cabelo natural começa a crescer, porém ainda danificado e com resíduos químicos, esse é o chamado scab hair. Ele costuma aparecer durante a transição capilar, principalmente depois da realização do big chop.

Twist

Twist são aquelas trancinhas formadas por duas mechas que servem para texturizar os fios cacheados, principalmente aqueles que estão em transição. Para facilitar e potencializar a técnica, o ideal é usar um gel ou gelatina para fixar os cachos por mais tempo.

Umectação

A umectação é, em termos gerais, um banho de óleo no cabelo. É um tratamento feito a base de óleos vegetais que tem como objetivo repor a oleosidade, recuperando os fios danificados. A umectação pode ser incluída no cronograma capilar durante a etapa de nutrição.

Texto escrito por Tayla Pinotti

Este é um conteúdo de autoria de SALON LINE e não faz parte do conteúdo jornalístico do UOL.