Topo

Conteúdo de Marca


Conteúdo de Marca

Você sabe qual é o seu tipo de cabelo?

23/11/2018 12h08

Confira o guia completo para cada curvatura capilar

De uns anos pra cá muito vem sendo falado sobre tipos de cabelo e aceitação capilar, afinal de contas, o orgulho pelas ancestralidades e traços físicos se solidifica cada vez mais.

De acordo com estudiosos, as ações afirmativas nas universidades e acesso a informações na internet, podem ser os principais motivos para o Brasil estar começando a se redescobrir e apreciar suas feições naturais.

Amar o formato do cabelo e características físicas é um ato de resistência, já que vai contra todos os estereótipos de beleza eurocentrista estabelecidos no país.

Porém, mesmo com o cabelo natural dominando as telinhas e se naturalizando no cotidiano, muitas pessoas ainda não conhecem sua própria curvatura ou não fazem ideia de como lidar com ela.

Por conta dessas dificuldades populares, vamos esclarecer quais são os tipos de cabelos existentes e como tratá-lo de maneira fácil e eficiente. Confira!

Cabelo liso tipo 1ABC

salon line_sabelo liso -  -

Alinhados, sem volume, cheios de movimento e com pouca aparição de frizz, essas características definem os cabelos tipo 1 ou o famoso cabelo liso.

Ele é considerado uma curvatura saudável e simples de cuidar no dia a dia. Além disso, é a que menos precisa de reposição de nutrientes, já que a oleosidade do couro cabeludo consegue distribuir esses elementos por todo o comprimento dos fios.

A curvatura 1, diferente do cabelo alisado, precisa de cuidados suaves de rotina para preservar e repor as vitaminas perdidas no dia a dia. Por isso, as máscaras hidratantes convencionais são suficientes para fazer as reparações necessárias nos cuidados semanais, além disso, os produtos de higienização devem ser apropriados para este tipo de cabelo.

Cabelo ondulado tipo 2ABC

salon line_cabelo ondulado -  -

Os cabelos ondulados são curvaturas cheias de movimento, com ondulações leves e com a raiz capilar lisa.

As madeixas onduladas, na maioria dos casos, não sofrem tanto com falta de nutrientes naturais, já que esses elementos produzidos pelo couro cabeludo conseguem, na maioria dos casos, atingir todo o comprimento dos fios.

Porém, os ondulados tipo 2C podem apresentar um leve ressecamento nas pontas, devido ao aspecto semelhante dos fios cacheados.

Para esse tipo de cabelo deve-se dar um pouco mais de atenção, por isso é indicado realizar hidratação capilar semanalmente e até 3 nutrições ao longo do mês.

Os cabelos de curvatura 2 se dividem em três tipos, A, B e C, sendo os fios tipo 2A mais lisos e com poucas ondulações, 2B mais anelados e o 2C com cachos abertos, similar ao cacheado 3A.

Cabelo cacheado tipo 3ABC

salon line_cabelo cacheado -  -

Definição e volume, essas são as características principais dos cabelos cacheados, principalmente os mais espirais de tipo 3B e C.

Os cabelos com a curvatura cacheada têm os fios com torções mais acentuadas e, consequentemente, mais ressecados. Isso acontece porque quanto mais enrolado, menos nutrientes do couro cabeludo conseguem se movimentar, deixando as pontas do cabelo mais ressecadas.

É por este motivo, que é indispensável o uso frequente de óleo vegetal para repor a escassez natural que a curvatura 3 tem. O tratamento deve ser vital, principalmente nos cabelos tipo 3C, que são os mais próximos do cabelo crespo.

Para a hairdresser, Domenica Souza do salão Lefil Beauty, em São Paulo, evitar alguns tipos de produtos são fundamentais para não danificar o cabelo cacheado:

"Procure não usar shampoos anti-resíduos com muita frequência, máscaras para cabelos finos, cremes com muita queratina e lavar muitas vezes na semana o cabelo."

Cabelo crespo tipo 4ABC

salon line_cabelo crespo -  -

Ressecamento, opacidade, volumão e excesso de frizz, essas são as peculiaridades dos cabelos crespos tipo 4ABC.

Os cabelos crespos são os mais prejudicados da tabela de curvatura, precisando de uma atenção maior nos cuidados de rotina. Como já foi explicado, quanto mais espiral o fio, menor será a fluidez da oleosidade natural produzida pelo couro cabeludo até as pontas. Em consequência disso, o crespo por ter uma estrutura de cacho mais "fechadinha" e menor, precisa de cuidados constantes, principalmente na reposição de nutrientes.

Domenica Souza explica como cuidar desse tipo de cabelo:

"Sempre utilize produtos com óleos, já que eles ajudam a definir os cachos, dando brilho e maciez. Procure usar shampoo anti-resíduo no máximo 1 vez por mês para eliminar resíduos deixados pelo creme. Além disso, no dia a dia, experimente aplicar shampoo, máscara, condicionador e finalizadores para cabelos cacheados com óleos vegetais na fórmula".

Cabelo quimicamente tratado

salon line_quimica -  -

Mesmo com todo o movimento de aceitação capilar, os cabelos alisados ainda fazem sucesso entre as mulheres apaixonadas pelo visual chapado e alinhado. Mas, diferente do que muitas pessoas acreditam, eles precisam de muita atenção nos tratamentos.

De acordo com a especialista de cabelos alisados da Salon Line, Glaucia Regina, "as químicas de alisamento são  tratamentos químicos que agridem a estrutura natural dos fios, quebrando as ligações dos aminoácidos responsáveis pela sua resistência. Sendo assim, a elasticidade, o brilho e a maciez do cabelo ficam comprometidas" conta.

Assim, o ideal para quem tem química é investir na reconstrução capilar com frequência, porém, sem pesar a mão, já que o uso constante de queratina - ingrediente que compõe a reconstrução capilar - pode deixar os fios enrijecidos.

Além do mais, não é indicado realizar um procedimento químico, principalmente as escovas progressivas, em cima do cabelo com resíduos do procedimento anterior - o correto, conforme explica a especialista, é realizar retoques de raiz sempre que for revitalizar.

ABC do cabelo e suas diversas curvaturas

Cada cabelo tem três divisões de curvaturas, sendo elas A, B e C. As curvaturas se definem da seguinte forma:

salon line_tabela curvatura -  -

A: os cabelos de curvaturas A são mais próximos do tipo de hair anterior ou mais representativo de sua curvatura. Ele segue a seguinte regra: o cabelo cacheado tipo 3A, por exemplo, é muito semelhante ao cabelo ondulado tipo 2C. Essa norma só não se aplica ao cabelo tipo 1A, que não tem uma curvatura anterior.

B: este tipo está entre as curvaturas A e C. Sendo assim, ele mistura elementos do cabelo anterior e do próximo. O cacheado tipo B é a mistura dos cachos mais abertos do tipo A e dos mais fechados e volumosos do tipo C.

C: são cabelos muito próximos da curvatura a seguinte. Por exemplo, o ondulado tipo C possui cachos mais formados pois se aproxima do cacheado tipo A.

Entenda o scab hair

Pode reparar: alguns cabelos possuem mais de uma curvatura, principalmente se ele for cacheado ou crespo. Aliás, no período de transição capilar - processo que se interrompe o uso das químicas de transformação e deixa o cabelo crescer naturalmente - é corriqueiro aparecer os scab hair.

Domenica esclarece o que é esse tipo de cabelo e como tratá-lo:

"O scab hair é aquela parte do cabelo que começou a nascer após ter parado com a química, essa parte nasce mais aberta  e áspera. O tipo de química e o tempo que a pessoa usou, influencia muito na aparição desse tipo de cabelo. Porém, o scab hair é um estado passageiro, basta cuidar dos fios, e ter paciência".

Ela também conta que fazer massagens capilares com óleos vegetais, irão ajudar a tratar os fios desde o seu nascimento, lá no folículo capilar, evitando o scab hair. "Procurar ter uma alimentação rica em vitaminas e proteínas também pode ajudar, pois isso vai levar ativos e ótimos ingredientes para o interior do fio. Manter uma rotina de hidratações também é fundamental para que os fios cresçam macios, com brilho e cheios de vida", finaliza.

Hidratação, nutrição e reconstrução

Muitas pessoas ficam confusas quando o assunto é tratamento capilar. Isso porque cada tratamento serve para uma finalidade. Dá uma olhada em cada uma delas:

  • Hidratação Capilar

A hidratação Capilar é um dos tratamentos mais explorados por qualquer tipo de cabelo, principalmente pelos lisos.

A função é devolver umidade e vitaminas aos fios, elementos que se perdem devido aos fatores climáticos, como: sol, chuva, frio, vento, poluição, calor, entre outros.

  • Nutrição capilar

Esse procedimento é fundamental para a reposição de óleo nos fios, devolvendo a sedosidade, combatendo o ressecamento, reduzindo o frizz e garantindo muito brilho.

Esse tratamento é o mais indicado para os cabelos cacheados e crespos, já que são curvaturas carentes de nutrientes naturais.

É possível também incluir a técnica de umectação capilar neste processo: ela é um cuidado a base de óleos vegetais puros aplicados diretamente no cabelo antes da higienização ou durante a noite. Os óleos de coco, de rícino, de argan, de manga e de abacate são ótimos!

  • Reconstrução capilar

A reconstrução capilar é um dos tratamentos mais importantes para cabelos extremamente danificados. Ele é composto por água, lipídios e queratina, ingredientes capazes de reconstruir a fibra capilar, restaurar danos profundos, acabar com a elasticidade e diminuir quedas.

De acordo com especialistas, como o cabelo já contém queratina na sua estrutura, não é recomendado abusar desse tratamento, pois ele pode apresentar um resultado reverso, ou seja, o excesso do ativo pode enrijecer os fios.

salon line_meu cronograma -  -
*Tabela sugestiva

Se você acredita que o cabelo está necessitando de todos os cuidados acima, é possível realizar um cronograma capilar completo para recuperar a saúde dos fios. Dessa forma, é possível usar os três elementos semanalmente no cabelo, seguindo uma ordem sugerida. Dá uma olhada.

A ditadura do cabelo perfeito é um tema que ficou no passado, já que hoje o bonito é ser autêntico e natural. Mas isso não descarta as apaixonadas pela química, afinal de contas, o importante é amar a imagem que você reflete no espelho, não é mesmo?

Escrito por: Thauany Lima

Leia também: "Você sabe o que é transição capilar?"

Este é um conteúdo de autoria de SALON LINE e não faz parte do conteúdo jornalístico do UOL.