Topo

Nina Lemos

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Leo DiCaprio, 47, só namora mulheres de até 25: parece piada, mas é doentio

Ator Leonardo DiCaprio, de 47 anos, e a modelo Camila Morrone, 25, deram um fim no relacionamento após cinco anos juntos - Reprodução/Getty Images
Ator Leonardo DiCaprio, de 47 anos, e a modelo Camila Morrone, 25, deram um fim no relacionamento após cinco anos juntos Imagem: Reprodução/Getty Images

Colunista de Universa

31/08/2022 12h22

Parece piada, daquelas que fazem a gente rir de nervoso. O ator Leonardo DiCaprio, de 47 anos, famoso por, entre outras coisas, ter uma preferência por mulheres muito jovens, terminou seu relacionamento com Camila Morrone alguns dias depois de ela fazer 25 anos.

O fato causa choque porque DiCaprio, para quem não sabe, nunca namorou, pelo menos publicamente, uma mulher que tenha mais de 25 anos. Isso gera vários memes, como uma tabela que circula nas redes sociais, com a idade que as ex-namoradas de Leo tinham quando o namoravam.

A "lenda" (baseada em fatos reais) é chamada de "Clube das 25". Exemplo: Leo e Gisele Bündchen namoraram entre 2000 e 2005. Quando eles terminaram, Leo tinha 31 e Gisele 25. Hoje, Gisele é uma mulher adulta de 42 anos e mãe de dois filhos, casada com um homem de 45, o jogador de futebol americano Tom Brady.

Sim, os anos vão passando, todos envelhecemos, mas as namoradas de DiCaprio continuam com a mesma idade, como se estivessem congeladas no tempo. Mulher, para ele, pelo jeito, tem que ser novinha, inocente e imatura. Quando crescem, parecem perder o valor.

Não sou psicanalista de Leo DiCaprio, mas acho que não é preciso ter esse título para ver que esse comportamento é doentio. E é também reflexo de uma sociedade machista, onde mulheres mais novas "valem mais".

Claro, não são todos os homens que pensam assim. Mas Leo não deixa de ser o exemplo perfeito de uma sociedade que supervaloriza a juventude das mulheres.

Não estou falando que uma pessoa de mais de 40 não possa se apaixonar por uma de 20 e poucos. De jeito algum. O apavorante, no caso de DiCaprio, é que isso é um padrão.

E, sim, vamos ser honestas, existem muitos homens por aí que só pegam "as novinhas". Dá para explicar isso de várias formas (todas causadas por uma cultura machista).

Sexualmente, existe o mito da "ninfeta", da moça inocente e também mais "quente", que ficaria louca pelo homem mais velho. Esse é um clichê, por exemplo, da literatura presente no livro "Lolita" e em tantos outros com o enredo do professor universitário que tem caso com a aluna.

Na vida real, já ouvi vários homens de mais de 40 contarem sobre suas aventuras com novinhas em mesas de bar. E estou falando de homens inteligentes como DiCaprio, que se preocupa com ecologia e parece ser um cara muito legal.

Manipulação

Mas existe um aspecto menos óbvio no caso da preferência por mulheres muito jovens. É mais fácil impressionar e dominar uma garota mais jovem do que uma adulta, certo? E não estou falando mal de mulheres jovens. Falo de mim mesma e de minhas amigas de mais de 40. Quase todas nós, aos 20 e poucos, tiveram relações com homens mais velhos. Em alguns casos, eles foram abusivos e, por sermos menos experientes, demoramos muito mais tempo para perceber o abuso.

E, claro, é mais fácil impressionar uma mulher jovem, que não tem tanta experiência de vida ou independência. Talvez ela te ache um gênio. Coisa que uma mulher de 40 ou mais nunca iria achar.

Isso foi bem resumido pela atriz Cláudia Raia no programa "Saia Justa" outro dia. "Uma mulher madura questiona, quer saber, não aceita, uma mulher mais jovem acaba sendo mais subserviente", disse, ao falar sobre o clichê dos homens de 40 que preferem as de 20.

Isso também foi assunto de uma thread no perfil do Twitter da influenciadora Ana Prado, de "Casamento às Cegas". Ela conta que quando tinha 15 anos, namorou por 2 anos e homem de 27 e hoje ela vê como aquele relacionamento era abusivo. Seu post gerou uma série de comentários de mulheres que passaram por uma situação parecida:

Repito, não estou falando mal das mulheres mais novas (e tenho certeza de que Cláudia e Ana também não). Todas nós já tivemos 20 e poucos e já fomos mais subservientes e impressionáveis.

O problema não está na gente, mas em uma sociedade machista, cheia de "Leonardos DiCaprio" e de garotas que são consideradas velhas demais aos 30 por homens de 40.

Sim, é bizarro.