Topo

Nina Lemos

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

André Gonçalves detido por não pagar pensão. Para muitos, ser pai é moleza

André Gonçalves deve mais de R$ 400 mil à filha - Reprodução/Instagram
André Gonçalves deve mais de R$ 400 mil à filha Imagem: Reprodução/Instagram

Colunista de Universa

12/07/2022 04h00

Para muitos homens, ser pai parece ser um negócio fácil. Basta engravidar uma mulher. Depois, eles podem se separar dela e, a partir daí, ver os filhos "quando der" e também pagar a pensão que der, quando der, se der.Eu sei que nem todos os homens são assim. Existem muitos caras que exercem a paternidade de maneira incrível.

Mas falo de milhares de brasileiros, entre eles o ator André Gonçalves que foi detido no fim de semana por dever 350 mil de pensão para sua filha Valentina Benini, do seu relacionamento com a atriz Cynthia Benini. Ele foi liberado, mas terá que usar uma tornozeleira eletrônica.

Existe ainda um outro processo contra ele, movido por outra filha sua, Manuela Seiblitz, sua filha com a atriz Tereza Seiblitz.

O ator tem três filhas e duas delas o denunciaram. Que relacionamento descaso ele deve ter com essas filhas, não?

Também é impressionante a facilidade com que esse tipo de homem tem de ter filho em um relacionamento, praticamente abandonar a criança e, em seguida, ter outro filho de outro relacionamento e de novo abandonar, num ciclo de dor e descaso.

André não é o único, muito pelo contrário. Ele faz parte de um problema crônico no país. Segundo o Ipea, existem cerca de 21, 9 milhões de famílias chefiadas por mulheres no Brasil. Boa parte delas um retrato de uma realidade comum: pais simplesmente desaparecem ou só dão as caras de vez em quando.

Quem paga por esse ciclo além dos filhos, que vão ter problemas com o abandono para sempre? As mulheres, claro.

No caso de André Gonçalves, seus advogados dizem que ele "não tem dinheiro para pagar a pensão da filha", argumento que ele tem repetido há anos.

E a mulher, faz o quê? Por acaso a gente vê por aí mulheres dizendo "não tenho dinheiro para pagar a comida e a educação dos meus filhos" e se eximindo da responsabilidade?

Não, o que vemos, nesse momento em que o Brasil voltou para o mapa da fome e as maiores vítimas são as mulheres (justamente por elas não abandonarem os filhos), são mães desesperadas pedindo ajuda e trabalho para conseguir suprir a necessidade dos filhos — até pelas redes sociais.

Essas mulheres não se dão ao luxo (não podem e nem querem) de dizer "não posso pagar", no que diz respeito às suas obrigações com os filhos, achando que outra pessoa vai resolver o problema. Elas sofrem imensamente quando não podem dar uma vida digna para os filhos.

No caso de homens do tipo André Gonçalves, outras coisas parecem ser mais importantes. Li que André teria ficado super triste por ter que usar a tornozeleira eletrônica. Isso é pior do que ser processado pela sua própria filha por não pagar pensão? Um símbolo que você cometeu um crime é mais importante do que não ter cumprido um trato feito com a filha e sua mãe?

É triste que filhas e mães tenham que passar por essas histórias de abandono. E já passou da hora de todos os homens perceberem que ser pai é basicamente fazer tudo o que a maioria das mães fazem. Não, não é obrigação só delas.