Topo

Nina Lemos

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Notícia de que Babu paga faculdade para filha viraliza. Por que o espanto?

Babu Santana e a filha, Laura - Reprodução/Instagram
Babu Santana e a filha, Laura Imagem: Reprodução/Instagram

Colunista de Universa

09/05/2022 14h15

Faculdade particular no Brasil é caro. Na verdade, até escolas particulares e creches custam uma nota. Mas como educação é importante, milhares de pais e mães se sacrificam Brasil afora pagando mensalidades de colégios para seus filhos. Normal. E poucas coisas deixam pais mais felizes e orgulhosos do que ver seus filhos passarem no vestibular. Como entrar em universidade pública nem sempre é possível, muitas famílias dão um jeito de pagar uma faculdade particular para eles. Repito: existe algo mais normal que isso?

E o fato de uma estudante entrar em uma faculdade particular nem devia ser notícia, de tão banal que é. Afinal, existem mais de 8 milhões de estudantes universitários no Brasil, segundo o MEC. Mas, nessa segunda-feira (9), um fato banal desses viralizou. A notícia, de março, dizia: "Filha de Babu Santana entra em universidade de fisioterapia com mensalidade de 1,5 mil", estampou um jornal carioca. O assunto se espalhou nas redes sociais e veio à tona novamente agora, 2 meses depois.

Para vocês verem como essa notícia "incomoda". Muitos comentaram chocados que era um absurdo Babu "se fazer de coitado" e pagar um valor desses de mensalidade. Outros apontavam, com razão, o racismo contido nisso. Afinal, qual o problema de Babu, um ator, pagar a universidade para a filha? Que surpresa é essa?

No Rio de Janeiro, por exemplo, existem algumas escolas que são conhecidas por serem as preferidas dos filhos de famosos. A mensalidade dessas escolas "de grife" não custa menos que 4 mil reais. Nunca nenhuma reportagem foi publicada sobre isso. E nem acho que seja o caso, não é? Se não existe uma educação pública básica de qualidade no país, quem pode pagar uma escola muito boa para os seus filhos, o fará. Vocês não fariam o mesmo? Eu sim.

E, claro, é óbvio que o fato de Babu Santana poder pagar uma faculdade para a filha devia ser considerado algo simplesmente normal. E a alegria dele com a entrada da filha na universidade devia ser apenas comemorada pelos fãs.

Mas o racismo está nos detalhes, já nos ensinaram vários pensadores negros. E, como mulher branca, já ouvi, e talvez vocês também, comentários do tipo. "Nossa, a família do fulano foi para a Europa" (choque!) . E o pior: "nossa, a empregada doméstica da minha casa está pagando faculdade para a filha" (mais choque ainda, principalmente se for uma faculdade melhor que a do filho da "patroa").

Essa situação foi retratada com brilhantismo no filme "Que Horas Ela Volta?", de Anna Muylaert (recomendo muito). Na história, a madame surta quando vê que a filha da empregada entrou na USP, enquanto seu filho, que estudou nas melhores escolas, não entrou em nenhuma.

A boa notícia é que cada dia mais negros e negras entram nas melhores universidades (finalmente). Então, é possível que um dia, no futuro não tão distante, o fato de uma menina negra entrar na faculdade particular e seu pai poder pagar a mensalidade nem seja notícia, nem viralize.