Topo

Nina Lemos

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Zés IML, que só curtem foto de corpo: elas não postam pela sua aprovação

Colunista de Universa

21/08/2021 04h00

De um tempo para cá várias amigas passaram a me mandar mensagens reclamando do mesmo sujeito. O cara é gente boa. Mas deu para mandar corações pelo inbox sempre que elas postam no stories alguma foto delas mesmas, principalmente as fotos em que estão de biquíni. Uma delas, casada há anos, estava revoltada. "O que eu faço? Eu tô ficando com nojo!".

Nas redes sociais, mais precisamente no Twitter, as meninas também detectaram o fenômeno e deram um nome para esse tipo de sujeito, "Zé IML, aquele que só curte foto de corpo". Trata-se de caras como esse meu conhecido. Sempre que postamos foto onde nosso corpo aparece eles vão lá e dão joinha. Algumas delas contaram aqui no "Universa" o que sentem quando esses caras entram em ação.

É engraçado. Mas também é chato. E, como disse minha amiga, pode ser nojento.

É como se eles achassem que a gente está pedindo aprovação deles. E que ficaríamos honradas com o fato deles terem curtido nosso corpo. "Se ela postou, vai ficar feliz de saber que os caras gostaram", pensam os sujeitos que têm certeza que sabem como a gente pensa e o que a gente sente.

O que os Zés IMLs precisam saber é: a gente não está procurando aprovação masculina!! E não ficaremos honradas (muito pelo contrário) com o fato deles gostarem do nosso corpo.

"Ah, mas então por que elas postam"?, devem estar se perguntando os Zés IMLs que chegaram até aqui. Sim, provavelmente eles acham que entre todas as milhares de razões que temos para postar uma foto, a mais importante? é agradar a eles! Esse tipo de auto-estima chega a ser delirante.

Não, queridos, não é assim que funciona. Sabe o que a gente sente quando um de vocês curte todas as fotos que já postamos de corpo no Instagram de uma vez? Medo.

Sim, alguns Zé IML são curtidores seriais, aqueles que curtem nossas fotos de corpo em série. Podemos chamar de Zé Picadinho, em homenagem a um serial killer famoso. Esses curtem todas as fotos de corpo do nosso instagram de uma vez só. Assustador. Cruzes.

Quando eu era adolescente, há muitos anos atrás, uma "moda" horrível tomou conta de algumas praias. Homens iam em grupo, sentavam em cadeiras e davam plaquinhas com notas para as mulheres que passavam pela areia. Sim, isso acontecia e era noticiado nos jornais com certa normalidade. Chocante. Hoje, tal demonstração de machismo não seria aceita.

Mas, sinceramente, o comportamento dos Zés IMLs que dão likes em todos os corpos que passam por suas timelines parecem esses caras.

Exite a possibilidade de que um cara curta as fotos de corpo de uma mulher porque estão interessados nelas de verdade. Sim. Nesse caso, tomem esse conselho: curtam também as coisas que elas pensam, o filme que elas viram, o livro que elas leram? Mulheres não são só corpos. Aprendam.