Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Supersônica: cega por erro médico, Maria começou a produzir audiolivros

Imagine se você perdesse de repente o que você mais gosta. Bem, não de repente, mas no intervalo de dois meses. Um dia você é uma garota de treze anos que vai à escola, em outro você está cega. Sua escola e seus amigos têm muita dificuldade de se adaptar e te oferecer o melhor para a sua nova condição. Entre esses dois momentos, diversas cirurgias e um médico que se recusa a rever o diagnóstico supostamente equivocado que deu inicialmente.

Maria Carvalhosa, hoje com 22 anos, conta que o erro e a insistência no erro custaram sua visão. Quando chego no restaurante onde nos encontramos, ela já está lá, ela e Café, seu cão guia, que demoro para ver, pois está encolhidinho debaixo da mesa. Cada gesto dela parece ser mais importante que cada gesto meu, pois ela precisa se localizar com as mãos, com os ouvidos — e com os olhos e o olfato de Café, que a guia com impressionantes atenção, inteligência e cuidado.

Maria me conta como surgiu a Supersônica. O que ela mais gosta, e o que aos 13 anos de repente perdeu, era ler. Ela escutava, mas era diferente. Havia pouquíssimos audiolivros no Brasil e eles pareciam ser feitos de forma burocrática. Ela escreveu um artigo sobre isso, que inspirou a amiga e diretora de teatro e cinema Daniela Thomas, e daí surgiu a semente, que brotou junto da editora Beatriz Bracher e da produtora Mariana Beltrão.

Como são algumas edições maravilhosas e bem cuidadas de livros físicos, assim queremos que sejam os audiolivros da Supersônica, explica Maria, que hoje cursa letras na PUC-Rio. Daniela Thomas dirigiu vozes como as de Roberta Estrela D'Alva, Caio Blat, Maria Manoella e Isabel Teixeira para compor o que se apresenta agora como um belíssimo catálogo, disponível para a fruição de pessoas cegas e videntes.

Estou caminhando na rua quando começo a escutar a voz de Isabel Teixeira lendo "Paixão Simples", de Annie Ernaux. O entorno muda na presença da voz e sua cadência e textura particular que sustentam a narrativa. Textura: eu nunca havia percebido a textura de uma voz, a tridimensionalidade de um texto, eu nunca havia me proporcionado essa leitura outra, com os ouvidos que acolhem o livro de um jeito talvez mais vivo, com nuances que meus olhos não tinham me oferecido ao ler em silêncio.

Estou sentada quando a voz de Luiza Romão me arrepia a pele em seu "Também guardamos pedras aqui", livro do ano de 2022 do Prêmio Jabuti. A batida do meu pulso acelera com a de Luiza. Entendo o poema com o corpo.

Desço do ônibus e a voz de Caio Blat me leva a uma sala de jantar em que um homem se lamenta por não estar lá fora, na neve, e eu sinto a neve, eu a vejo contornar os galhos das árvores, ainda que o suor escorra pelas minhas costas no calor de São Paulo.

Sorrio, e é essa a forma do meu agradecimento à Maria Carvalhosa e à Supersônica.

Os livros da Supersônica estão disponíveis pelo Google Play, Kobo, Skeelo e Martins Fontes. Mais informações: https://www.supersonicalivros.com.br/

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes