Topo

Morango

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

'Comer e julgar': namoradas bombam nas redes avaliando bares e restaurantes

A publicitária Victória Dourado, 26, e advogada Ludmilla Bastos, 29, estão juntas há cinco anos e são as criadoras do perfil @acordeicomfome - Arquivo pessoal
A publicitária Victória Dourado, 26, e advogada Ludmilla Bastos, 29, estão juntas há cinco anos e são as criadoras do perfil @acordeicomfome Imagem: Arquivo pessoal

Colunista de Universa

10/08/2022 04h00

Com vídeos que chegam rápido a até meio milhão de visualizações, a publicitária Victória Dourado e a namorada, a advogada Ludmilla Bastos, celebram o sucesso do que começou como uma brincadeira entre elas: a avaliação de bares e restaurantes que frequentam.

"A gente sempre gostou de fazer duas coisas: comer e julgar. E a gente gostava muito de conhecer restaurantes e bares novos, e sempre tinha um ponto para colocar em relação à qualidade, tanto do atendimento quanto das comidas. Daí um dia estávamos conversando com o meu pai sobre isso, em um restaurante, e ele deu a ideia de fazermos uma página e dar essas dicas. E aí a gente começou a fazer de rolê, sem pretensão nenhuma", conta Vic.

A criação do perfil no Instagram, o @acordeicomfome, aconteceu em 2018, mas as duas postavam de vez em quando, apenas para amigos.

Foi só a partir deste ano que o hobby virou coisa séria. Em janeiro, quando tinham seis mil seguidores na plataforma, elas decidiram profissionalizar o trabalho que faziam. Registraram a marca, passaram a aplicar estratégias de marketing e a aparecer no vídeo —algo que antes estavam relutantes em fazer. Aí bombaram.

No Instagram, cada publicação que antes chegava a cinco mil pessoas passou a ter até 500 mil visualizações, e o perfil saltou de seis mil para 36 mil seguidores. No TikTok, onde o casal estreou recentemente, já são mais de 27 mil fãs.

"Sentimos muita diferença quando começamos a colocar a cara nos Stories. As pessoas começaram a criar mais conexão com a gente", diz Lud.

Elas explicam que o público que as segue é majoritariamente feminino e, em sua maior parte, LGBTQIA+.

"O @acordeicomfome começou meio sem querer e hoje é o nosso chuchuzinho. A gente criou uma comunidade muito legal lá. Fizemos amizades, conhecemos pessoas incríveis. A galera sempre compartilha as experiências com carinho", comenta Vic.

Além das avaliações de bares e restaurantes do Rio de Janeiro, onde moram, elas também publicam especiais sobre as cidades para onde viajam, com dicas de hospedagem. "Temos de Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Belém (PA), Campos do Jordão (SP) e aonde mais a gente for."

Namoradas - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
'Nunca sofremos nada diretamente pelas redes sociais, só indiretamente, como olhares. Estamos acostumadas com isso, infelizmente, então só ignoramos e seguimos o baile'
Imagem: Arquivo pessoal

Naturais de Belém, capital paraense, as duas se conheceram em 2017, por meio de amigos em comum, mas com um curioso detalhe: virtualmente. Na época, Vic já morava no Rio de Janeiro. Lud vivia com os pais em Belém e tinha acabado de passar no exame da OAB.

'A beleza do relacionamento mora no caos'

"Nossa história é bem louca!", relembra a advogada, entre risos. "Nos conhecemos por amigos em comum, mas nada muito próximo, então vim pro Rio passar uns dias para ficar com ela. Acabamos nos apaixonando e voltei a Belém só pra buscar a minha mala! Começamos a morar juntas em 2017 mesmo, muito intensas."

Entre o flerte e a decisão de juntarem as escovas, as duas levaram apenas cinco meses. E deu certo. "A beleza do relacionamento mora no caos", brinca Vic.

"Nós duas tínhamos vindo de relacionamentos longos antes de o nosso começar, então estávamos muito alinhadas em relação ao que a gente queria e o que não queria. Nosso maior acordo, desde sempre, foi a liberdade e a honestidade. Sempre respeitamos muito o espaço uma da outra e conversamos sobre tudo. Isso foi fundamental pra gente funcionar como casal. Além disso, sempre nos demos muito bem em relação à rotina mesmo, ao dia a dia", revela a publicitária, sobre a bem-sucedida parceria de vida e de negócios com a namorada.