Topo

Fabi Gomes

Quanto custa a sua beleza interior?

Oliver Rossi/Getty Images
Imagem: Oliver Rossi/Getty Images

Colunista do UOL

21/09/2020 04h00

Trago boas novas! Agora, você já pode comprar sua própria beleza interior. "Eita, mas tatenu beleza na gôndola do mercado?" Tá, sim, gente. Mas, sinto informar, ela é bem cara.

Pegando carona no texto da semana passada, que falava sobre as tendências de mercado, me ocorreu explorar essa tal beleza natural de que tanto se fala, e da qual inclusive sou adepta.

Depois da avalanche da maquiagem total (leia-se: todos os produtos e técnicas explorados ao mesmo tempo num mesmo look) e de todo culto ao contorno e iluminação sacramentado pelo Kardashanismo, parece que a era revolucionária de não usar maquiagem (ou usar pouca) finalmente conquistou seu momento.

Quando Alicia Keys apareceu, tecnicamente dizendo, com um look "no makeup make-up", foi como se o movimento "sem maquiagem" tivesse sido abençoado. Chegou a hora em que todas podemos finalmente queimar nossas maquiagens, como símbolo de libertação.

Podemos mesmo? Quem tá de fato inserido nesse plural? É mesmo plural? A queda da maquiagem total vem acompanhada, em inversa simetria, de uma ascensão da beleza natural, do culto à pele e da saúde mental e física.

O movimento vem empacotado num termo politicamente correto e, ainda assim, vendável e sedutor: wellness (bem-estar). Recentemente, a tal beleza interior vem ganhando cada vez mais espaço e, claro, já é uma indústria que movimenta bilhões. E ela tem muito pouca relação com suas virtudes, personalidade ou natureza, aquela beleza interior que achávamos ter a ver com os livros que a gente leu ou com nossa evolução como seres humanos.

Para revelar sua "nova beleza interior", afinal, ela precisa estar lindíssima. Estranho, né? Estranho, sim. Mas com dinheiro tudo fica mais fácil.

Prepare seu bolso. Aqui vai o top 6 atributos para a aquisição da beleza interior:

1. Saúde em dia

Para ter acesso fácil a bons médicos, você precisa ter um bom plano de saúde ou bufunfa pra pagar consultas e exames do seu próprio bolso. Assim, você terá ao seu dispor especialistas em todas as áreas da medicina e os melhores hospitais e laboratórios. Além de cuidar da sua saúde, eles vão lhe oferecer serviço de excelência e tratamento VIP, como o dos hotéis 5 estrelas. Mas o SUS tem ótimos médicos, né? Tem, sim. Talvez os melhores. Agora, tenta marcar bem rapidinho tua consulta...

Para bombar tua beleza interna, existem algumas especialidades que você não pode deixar de frequentar: dermatologia, nutrologia, psicologia e, se puder, procure saber sobre medicina integrativa. Todas as especialidades oferecem opções de consulta por telemedicina. Ah, não tem no seu plano?

2. Alimentação saudável

Para um excelente funcionamento do organismo, precisamos ter uma alimentação saudável e equilibrada. Com ela, você garante saúde e, de quebra, pele, cabelo, unhas e um corpão emanando toda sua beleza interior. As publicações especializadas recomendam uma dieta farta, incluindo diversidade de frutas e vegetais orgânicos. Proteínas selecionadas, de animais que vivem felizes e sorridentes, brincando em pastos verdejantes.

Nada de comprar em qualquer mercadinho sem saber a procedência. Gordura? Só se for a gordura amiga das castanhas e nozes especiais. Se for comer pão, então que seja os de fermentação natural. Nada de ultraprocessados, nada de estabilizantes, corantes e aromatizantes artificiais.

O ideal, mesmo, seria você plantar tudo que puder na tua hortinha, cultivar e colher com amor e preparar sua própria refeição. Claro que também seria ótimo ter acesso a um nutricionista, para que se possa estudar e desenvolver algo bem apropriado às suas necessidades individuais. E ele ainda te ensina sobre o que é bom ou não para seu corpo, de maneira bem personalizada e customizável.

3. Atividade física

Nada de ficar sentada ou em pé o dia todo parada. Precisa se movimentar, cuidar do corpo. Uma das atividades mais completas e incentivadas atualmente é a prática da ioga. Além de te deixar alongada, forte e equilibrada, ajuda a cuidar da tua mente. Você vai ver. Falando namastê o dia inteiro, você vai se tornar um ser humano melhor, mais belo por dentro e por fora.

E, pra garantir que vamos queimar aquelas calorias extras do drink do fim de semana, que tal uma corridinha no parque, pelo menos três vezes por semana? Se preferir mais massa, melhor se matricular numa academia de crossfit e ganhar, de brinde, resiliência, disciplina e foco nas metas, pra já chegar no escritório arrasando nas reuniões.

4. Combate ao estresse

O estresse, um dos grandes males atuais, é um dos maiores vilões contra sua beleza interior. Pode provocar surtos de acne, piorar doenças de pele pré-existentes, além de gerar ou agravar quadros de ansiedade. Entre outras coisas, isso pode interferir no teu soninho da beleza. Sem contar a queda de cabelo e enfraquecimento das unhas. Note, é tiro e queda: ficou estressadinha (o), o cabelo começa a cair, as unhas a lascar...

Para combater o estresse, recomenda-se aderir ao hábito de meditar diariamente. Você pode meditar logo após sua prática de ioga.

5. Dormir, em média, oito horas por dia

Garanta suas oito horas com cápsulas de melatonina e infusão de chás ayurvedas. Massagenzinha delícia, com óleo essencial de lavanda, também ajuda. Roupas de cama confortáveis também são essenciais. Se puderem ser de seda, vai ser ótimo, já que não deixam aquelas marcas horríveis na pele. E, obviamente, você vai precisar estar sob análise. Assim, você pode manter um tanto de sanidade mental e uma relação relativamente plácida com os outros humanos, especialmente com você mesma.

6. Cremes e suplementos

Por fim, para revelar toda a potência da sua beleza interior, respeite a rotina de cremes e cápsulas de beleza prescritas por seus médicos. São comprimidos, pozinhos mágicos, bebidas especiais e até chicletes e gominhas. Eles prometem combater o envelhecimento, melhorar seu humor, bombar teu colágeno, fortalecer suas unhas, dar brilho aos seus cabelos, combater acne e outras doenças de pele, deixar sua cútis com brilho e até melhorar sua atenção!

Essa crescente indústria, que prevê faturar mais US$ 6,8 bilhões até o final de 2024, oferece realização de sonhos em lindas, sedutoras e, claro, instagramáveis embalagens (para quem puder comprar).

Crédito ou débito?

Papel, caneta, planilha de orçamento pessoal e calculadora na mão. Abre aí o Google e comece sua pesquisa de preços. Coloca aí na ponta do lápis: quanto vale o show?

E ainda há quem duvide que tudo no mundo é sobre política. Aqui, no sentido mais amplo da palavra. Quanto de recorte de classe há nessa linda tendência libertária e que tanto amo? Quem, de fato, pode sair por aí sem todas as muletas, escudos e todos os artifícios de transformação que aprendeu a usar? Sem apoio, quem se sente minimamente seguro e confortável dentro da própria pele? A resposta fica por sua conta, literalmente.