Topo

Cris Guterres

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Por que pegamos mais trabalho se já estamos sobrecarregadas?

Colunista de Universa

29/03/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Seja sincera: como você tem se sentido em relação às suas obrigações, maternidade, relacionamentos e trabalho? Sobrecarregada? Passa por você a impressão de que não vai dar conta de todas as tarefas?

Por mim, sim. O sentimento de não aguentar mais está comigo há muito tempo. Como a gente resolve isso?

Um recente colapso físico me fez pensar, repensar e escrever sobre o momento caótico e exausto que estou vivendo. Nunca antes na minha história de vida me senti tão cansada e, ao mesmo tempo, tão triste. Parece até que exaustão e tristeza andam de mãos dadas na calada da noite e voltam para me pegar toda vez que tento descansar.

Aliás, descansar é um verbo que estou com muita dificuldade em conjugar. Não descanso nem nos meus sonhos e, mesmo quando sobra um dia, dois ou três para esticar o corpo e curtir um momento relax, minha mente volta para me infernizar e começa a me dizer que eu não deveria estar descansando com tanta coisa pra fazer. Me sinto culpada, e o momento de curtir o dia se transforma em tormenta.

Alguns dias me sinto esgotada no meio da tarde, as dores de cabeça são constantes, meus períodos menstruais são os piores possíveis, o descontrole emocional tem me feito engordar e a pressão estética que vivo por ser uma mulher que trabalha com a imagem me transforma numa louca que se odeia quando se vê no espelho ou na tela.

Me fala a verdade: se identificou com alguma coisa que eu contei aqui? Sei que o sofrimento não é só meu. A exaustão, que já era uma reclamação constante entre as mulheres, parece ter aumentado ainda mais no pós-pandemia.

Se sim, vale procurar um médico, um psicólogo, um profissional que te auxilie na condução desta situação. O que quero, com este texto, é chamar sua atenção para o fato de que você precisa se cuidar para que o sofrimento não te traga uma conta muito grande lá na frente.