Só para assinantesAssine UOL
Opinião

8 grandes mentiras que as mulheres contam para si mesmas ao longo da vida

Nós sabemos que a jornada feminina é marcada por uma série de desafios que transcendem as fronteiras pessoais, tomando forma nos contextos social, político e cultural. No entanto, não é só o exterior que nos incomoda, existem narrativas internalizadas, mentiras que muitas mulheres foram condicionadas a contar a si próprias, influenciadas por séculos de opressão, racismo e uma série de outros preconceitos.

Como o mês de abril já começa com o dia da mentira, vi aqui a oportunidade de refletir sobre conversas fiadas que me contaram e eu trouxe para mim como verdades absolutas por um longo tempo. Aos poucos estou destruindo cada uma delas e aproveito para dividir algumas aqui com você, sei que a gente pode aprender juntas a ser mais gentil com a pessoa mais importante do mundo, nós mesmas.

O valor de uma mulher está atrelado à sua aparência

Pura mentira, amada! Só de escrever essa frase eu já vejo o 'calvo do Campari' falando um absurdo desse num podcast qualquer de red pill. Que a Deusa seja mais!

Desde jovens, nós mulheres somos pressionadas a nos conformarmos com padrões estéticos inatingíveis. A real beleza de uma mulher vai além de padrões inalcançáveis. É sobre brilhar com autenticidade e não se encaixar em moldes predefinidos. Sei que é difícil destruir essa mentira dentro da gente, tenho essa conversa com o espelho diariamente, mas é um dia de cada vez com a energia que você tem dentro de ti.

Para ser respeitada, preciso ser bela, recatada e do lar

Você não precisa seguir nenhum manual de comportamento para ser respeitada. Essa ideia de que precisamos nos moldar para sermos valorizadas só alimenta a cultura do estupro e joga toda a culpa pela violência nas vítimas. Ser respeitada é um direito, independente de como a gente se veste e age.

Ser mãe é o ápice da realização feminina

Conversa séria aqui entre eu e você: a maternidade é importante, mas não deve ser vista como a única forma de realização para uma mulher. Ser mãe é incrível, sem dúvida, mas a vida de uma mulher vai muito além disso! A ideia de que a maternidade é o único caminho para a realização feminina é mais uma estratégia de controle da nossa liberdade. Claro que ser mãe é uma experiência única e transformadora, mas não posso deixar que ela defina toda a minha existência. Eu tenho o direito de buscar minha realização em diversas áreas, seja na carreira, nos relacionamentos, na arte, no sexo ou onde mais o meu coração mandar.

Mulheres negras precisam ser fortes o tempo todo

O estereótipo da "mulher negra forte" nega a vulnerabilidade e negligencia suas necessidades emocionais e físicas. Eu só quero ser humana e ponto. PONTO.

Continua após a publicidade

É normal abrir mão de mim para agradar o outro

Em um relacionamento, muitas vezes nos deparamos com a ideia de que é normal, para nós mulheres, abrir mão de quem somos em prol do parceiro, como se fosse uma espécie de sacrifício necessário. No entanto, amada, essa mentalidade está ultrapassada. Relacionamentos saudáveis são construídos com respeito mútuo e aceitação, onde ambos têm espaço para crescer e se desenvolver individualmente. É fundamental entender que compromisso não significa abrir mão da própria identidade ou independência, mas sim encontrar um equilíbrio que permita o crescimento pessoal de cada um dentro da relação.

Ligue o alerta em relacionamentos onde essa entrega é cobrada de você o tempo todo, você pode estar sendo vítima de um relacionamento abusivo.

As mulheres são naturalmente mais aptas para cuidar da casa e da família

É sério isso? Você realmente já pensou isso? Eu já acreditei nessa mentira e sabe o que eu me tornei? Uma mulher sobrecarregada e prestes a ter um burnout. Este estereótipo perpetua a divisão desigual do trabalho doméstico, limitando as nossas oportunidades de crescimento pessoal. Qualquer ser humano é apto e deve cuidar da casa e da família.

Mulheres são mais hábeis em fazer várias tarefas ao mesmo tempo do que homens

Essa aqui tem até pesquisa científica que comprova a habilidade mágica das mulheres em fazer várias coisas ao mesmo tempo. Mas eu, sinceramente, só quero ter cérebro de homem, porque ser toda trabalhada na habilidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo me deixou, ansiosa, esgotada e depressiva. Já pensou que a gente sempre dá conta de tudo justamente porque eles não dão conta de quase nada?

Continua após a publicidade

Você consegue dar conta de tudo

O que mais me irrita nessa frase é o contexto em que ela é dita. Eu ouvi isso numa realidade onde eu cuido de um filho adolescente, um irmão com deficiência intelectual, dois empregos, casa para limpar, compras para fazer, boletos para pagar e toda a minha própria vida para conduzir. Gente, eu nem quero dar conta de tudo, pois no final eu vou acabar tendo um ataque do coração! Alguns pratos vão cair e você vai deixar cair para não se sacrificar. Não tente ser perfeita, tente ser real e leal consigo mesma.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes