Ana Canosa

Ana Canosa

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

O crush te deixou no vácuo? Saiba o que é e como ocorre o 'deslize virtual'

Se você reclama que os apps de relacionamento não rendem bons frutos, saiba que o motivo pode ser o "snooze dating", ou "deslize virtual". Esse novo termo se refere ao ato de esquecer involuntariamente de responder a algum crush, reduzindo as chances de evoluir conversas que poderiam levar a encontros bem-sucedidos. São tantos vocábulos para explicar interações afetivas-sexuais mediadas pela tecnologia que daqui a pouco teremos um dicionário só para isso.

O app Happn fez uma pesquisa e descobriu que metade de seus usuários já deixaram alguns crushs sem resposta, não por falta de interesse, mas porque a rotina corrida lhes roubou tempo para dar a atenção devida. Só 15% afirmaram que foi a preguiça de conversar que deixou contatos no vácuo.

Esses dados podem minimizar a sensação daqueles que acham que têm algum problema, são desinteressantes ou falaram algo 'errado', quando estão interessados e a pessoa pára subitamente de conversar. Por outro lado, revela que a complexidade da vida moderna nos distrai sobremaneira e corrobora a teoria de que está mesmo mais complicado investir nas relações afetivas, que concorrem com outras necessidades urgentes, como a manutenção do trabalho, da subsistência e do projeto de vida, que inclui demandas de como ser uma pessoa incrível e bem-sucedida.

Em se tratando de sexualidade, a ansiedade, o mal desse século, é uma grande vilã, pois atrapalha a capacidade de nos mantermos no momento presente, gerando inclusive ejaculação precoce, disfunção erétil e transtorno de orgasmo. No campo afetivo, leva a pensamentos ruminativos, na tentativa de compreender o que as outras pessoas estão pensando e sentindo, sobrecarregando a avaliação que fazemos sobre o nosso comportamento e das pessoas com quem convivemos.

São narrativas que se constroem no pensamento, muitas vezes catastróficas, movidas pelo receio de que algo está ou vai dar errado. Uma maneira de enfrentar a ansiedade nas relações afetivas é conversar sobre situações incômodas, perguntando sobre pensamentos e emoções das outras pessoas - de modo sutil e não com uma avalanche emocional, repleta de 'verdades' sobre o que está acontecendo - principalmente quando temos pouca intimidade com o outro.

Para a maioria dos usuários do Happn, pedir desculpas e retomar a conversa é a melhor maneira de contornar a situação após um snooze dating, enquanto 21% fingem que nada aconteceu e continuam a conversa normalmente. Para os ansiosos, receber um pedido de desculpas, sem dramatização, pode ser apaziguador, pois faz um confronto com as narrativas fantasiadas. No entanto, é bem possível que a ansiedade volte em outras situações, pois a cabeça não descansa, sendo necessário usar estratégias para combatê-la, como a psicoterapia, práticas meditativas e também o uso de medicação, para os casos mais intensos, quando bem indicado por um médico.

"Viciada em dar match"; como está a vida das solteiras

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes