Topo

Ana Canosa

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Cobras também são símbolos da sexualidade. O que significa sonhar com elas?

Sonhar com cobras pode ter diversos significados  - Freepik
Sonhar com cobras pode ter diversos significados Imagem: Freepik

Colunista de Universa

27/12/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Você já sonhou com cobras? Pois você não está sozinha! Sonhar com cobras é o tema mais pesquisado na maioria dos países — e o mais procurado no Brasil —, segundo a Mornings (plataforma online britânica focada no bem-estar do sono) com dados do Google do mundo inteiro.

Sonhar com cobras pode representar medos e preocupações, alertando que algo não está consciente ou que ainda não veio à tona. Mas há muitas interpretações simbólicas sobre serpentes, como renovação e renascimento (troca de pele), vida e morte, doença e antídoto. Na antiguidade, elas representavam poder, sabedoria, ciência e transmissão do conhecimento. Também são símbolo da sexualidade.

Para muitos povos, a serpente representa a fecundidade. O Uroboro — simbolizado por uma serpente (ou por um dragão) a cauda enfiada na boca —, por exemplo, representa a união sexual em si mesma, autofecundadora. No tantrismo, a Kundalini é a energia em forma de serpente — o poder do desejo puro —, que se concentra na base da coluna. Quando se conquista um fluxo contínuo da Kundalini, as percepções se expandem e podemos sentir o compromisso com propósitos e metas, aproveitando mais os prazeres da vida. Essa energia fica armazenada na região genital e pode ser ativada por meio da relação sexual.

Recentemente, um grupo de pesquisadoras australianas, liderado por Megan Folweel, descobriu dois clitóris individuais nas fêmeas de serpentes (hemiclitóris), levantando a hipótese de que é possível haver algum tipo de prazer durante seu acasalamento, o que as torna muito singulares. Imagina se as fêmeas humanas tivessem dois clitóris...

O interessante sobre o significado simbólico das serpentes é que, em alguns mitos, ela aparece no feminino e em outros no masculino. As cobras são consideradas fálicas, por seu formato e porque rastejam de e para dentro de pequenas cavernas, e, ao mesmo tempo, possuem zunidores, que representam a vulva. Portanto, podem ser consideradas andróginas, que incorporam o masculino e o feminino.

No mito bíblico do pecado original, a serpente foi o animal escolhido para tentar Adão e Eva, lembram? Há quem suponha que, antes da mordidinha na maçã, as serpentes tinham pernas ou asas, e depois, Deus as fez rastejar em sinal de humilhação. É interessante como esse significado de víbora, pessoa invejosa, ardilosa, foi posteriormente associado ao gênero feminino.

Esse texto é desprovido de intenções acadêmicas: há muito o que se aprofundar sobre os sonhos com as cobras, mais ainda sobre o motivo pelo qual nós estamos sempre às voltas com elas. Mas já adianto que, ao se analisar um sonho, não vale se prender somente o tema, mas o contexto e como ele se conecta com a vida de cada um. Qual foi a sua atitude? Você ficou paralisada, ela te mordeu? Mordeu alguém da sua família? Estava debaixo da sua cama? Que cor era a cobra? Você a pegou com a mão? "Matou a cobra e mostrou o pau?"

O que encanta na serpente é a diversidade de espécies, pois há as mais compridas, as mais finas, as de cabeça grande, de cabeça pequena, as coloridas, as venenosas, as inofensivas, as capazes de engolir um boi... Tantos tipos e formatos me fizeram lembrar do elemento fálico original. E você, que já sonhou com cobra, se lembra de mais algum detalhe? Conte-me mais sobre isso...