Topo

Cientistas encontram planetas fora da Via Láctea pela primeira vez

Microlente está no centro, entre quatro planetas extragalácticos recém-descobertos - Divulgação
Microlente está no centro, entre quatro planetas extragalácticos recém-descobertos Imagem: Divulgação

Colaboração para o UOL

06/02/2018 11h41

Pela primeira vez, astrofísicos encontraram uma população de planetas além da Via Láctea. A descoberta foi feita por cientistas da Universidade de Oklahoma (EUA), em estudo publicado pela revista "The Astrophysical Journal".

Um exoplaneta é o nome dado para o planeta que orbita uma estrela fora do nosso sistema solar e, portanto, pertence a um sistema planetário fora do da Terra. Os planetas extragalácticos recém-descobertos ficam a cerca de 3,8 bilhões de anos-luz de distância e começam a ser objetos de estudo.

Leia também

Segundo a revista "Newsweek", Xinyu Dai e Eduardo Guerras, da Universidade de Oklahoma, usaram uma técnica chamada microlentes, usada para encontrar objetos extremamente distantes.

A técnica das microlentes - onde grandes objetos se dobram e ampliam a luz sobre eles - deu aos cientistas um caminho para achar os exoplanetas.

"Este é um exemplo de quão poderosa pode ser a técnica de análise com as microlentes extragalácticas. Esta galáxia está localizada a 3,8 bilhões de anos-luz de distância e não há a menor chance de observar estes planetas diretamente, nem mesmo com o melhor telescópio que se possa imaginar em um cenário de ficção científica", disse Guerras, pesquisador do pós-doutorado da Universidade de Oklahoma.

"No entanto, somos capazes de estudá-los, revelar sua presença e até ter uma ideia de suas massas. Esta é uma ciência muito legal", complementou o cientista da Universidade de Oklahoma.

Os dados brutos dos planetas foram coletados pelo Observatório de Raios-X da Nasa. Dai e Guerras analisaram os exoplanetas usando os Supercomputadores do Centro de Educação e Pesquisa da Universidade de Oklahoma.

Os astrofísicos encontraram planetas tão pequenos quanto a Lua e tão grandes como Júpiter, situados fora de nossa galáxia. "Estes planetas pequenos são os melhores candidatos para referendar que observamos neste estudo usando a técnica de microlentes", explicou Dai.

Dentro da Via Láctea, mais de 3.500 planetas já foram encontrados com o uso de telescópios especiais como o Telescópio Espacial Kepler.