Topo

Ciência e medicina explicam joelho "Gasparzinho" de Kate Middleton

Getty Images
Imagem: Getty Images

Renan Prates

Colaboração para o UOL

04/07/2017 04h00

Internautas compararam o joelho da duquesa de Cambrigde, Kate Middleton, ao personagem de desenho animado Gasparzinho, “o fantasminha camarada”. É normal esse tipo de comparação? Para a psicologia, sim. Este fenômeno tem nome: pareidolia. O UOL conversou com especialistas para explicar o assunto de forma mais detalhada.

A palavra "para", no grego, significa "junto de". Eidolia vem da palavra grega “eidolon”, que significa imagem ou forma. Ou seja: pareidolia nada mais é do que um fenômeno neuropsicológico em que você reconhece algo familiar após um estímulo aleatório.

“Pode acontecer de forma subjetiva e de forma pessoal, como um objeto inanimado que você ja tenha tido algum tipo de contato prévio. Por exemplo: às vezes você vê uma nuvem no formato de elefante ou de anjinhos. Desde que você tenha contato prévio com elefantes ou anjinhos, acabam se transformando em algo conhecido”, explicou ao UOL o especialista em neuropsicologia Fabrício Velozo.

O médico explicou que a pareidolia é algo comum, não sendo considerado uma patologia. Ela está atrelada a qualquer tipo de memória, desde que a pessoa tenha um conhecimento prévio.

“Não posso falar que uma determinada sombra tem o formato de elefante se eu não sei o que é elefante. Não posso dizer que uma sombra que aparece no muro tem o formato do rosto de Jesus se eu não tenho uma imagem formada de Jesus”, explica.

O engenheiro Maurício Raymundo de Cunto, perito forense e especialista em analisar imagem e som, fez um estudo sobre pareidolia. Ele explicou sobre quais formas esse fenômeno se manifesta. E dá até exemplos.

“Ela se manifesta em todos os sentidos. O mais comum é a visão, mas se manifesta na audição, visão, olfato e tato. Se, por exemplo, você passa o dedo em uma superfície de madeira e, digamos que ela é rugosa, jamais vai imaginar que essa textura parece com uma pele de cobra, porque as pessoas não têm o hábito de passar o dedo na pele de cobra", ressalta o engenheiro, que fecha a questão.

"Se alguém está acostumado a fazer isso, vai passar a mão em uma borracha gelada, meio úmida, e vai lembrar de uma cobra”.

Portanto, se você olhou para o joelho de Kate Middleton e enxergou um semblante de um "fantasminha", não se assuste!

Veja a reação nas redes sociais:

"O joelho de Kate Middleton se parece mais com o Iggle Piggle para mim"

Este perfil no Twitter usou a hashtag: "não acredito que estou tuitando isso".

"Prova de UFO: O joelho de Kate Middleton parece um alien"

"Eu me pergunto se vamos voltar a ver os joelhos de Kate depois dessa"