Topo

Para Greenpeace, aprovação do Código Florestal é "o início do fim das florestas"

Do UOL

Em São Paulo

25/04/2012 20h10

Em resposta à votação do Código Florestal pela Câmera dos Deputados, o Greenpeace classificou nesta quarta-feira (25) a aprovação como "o início do fim das florestas no Brasil". Para a ONG, a proposta do relator Paulo Piau (PMDB-MG) desfigura o texto aprovado pelo Senado. "Se ela não se mexer, e vetar o texto, esse futuro será seu legado", afirma.

De acordo com os ambientalistas, o texto aprovado dá anistia total e irrestrita a quem desmatou demais e ainda dá brecha para que mais desmatamentos ocorram no país.

“Acabamos de assistir ao sequestro do Congresso pelos ruralistas. Pateticamente, a presidenta que tinha a maior base de apoio parlamentar na história recente deste país foi derrotada por 274 votos de uma malta de ruralistas que se infiltrou e contaminou o tecido democrático brasileiro como um câncer”, diz Paulo Adario, diretor da campanha da Amazônia do Greenpeace.

“Desde o início do processo, o Brasil esteve refém dos interesses do setor, que fez de tudo para incorporar suas demandas ao projeto de lei. A população, que se mostrou contrária à anistia aos desmatadores e a brechas que permitem mais devastação, foi o tempo inteiro ignorada”, acrescenta.

Nas mãos de Dilma

“Enquanto o Congresso demonstra claramente que se divorciou de vez da opinião pública que deveria representar – e que em sua imensa maioria se opõe ao texto do código ruralista – resta à Dilma uma única alternativa. Ela tem de demonstrar aos brasileiros que está à altura do cargo que ocupa – e que ganhou ao prometer aos eleitores que não iria permitir anistia a criminosos ambientais nem novos desmatamentos”, afirma Adario. “Caso contrário, o governo vai dar provas de que é subjugado pelos ruralistas, ao sofrer mais essa derrota.”