PUBLICIDADE
Topo

Chocolate quente fica mais gostoso quando é servido em xícara laranja

03/01/2013 13h51

O chocolate quente parece mais gostoso quando servido em uma xícara de cor laranja, demonstraram pesquisadores, ilustrando mais uma vez como um recipiente pode modificar a percepção que temos do conteúdo. O estudo foi publicado na revista científica Journal of Sensory Studies.

Equipes da Universidade Politécnica espanhola de Valência e da Universidade britânica de Oxford fizeram com que 57 voluntários experimentassem chocolate quente em quatro xícaras de cores diferentes: branca, creme, vermelha e laranja.

A bebida era idêntica em todas as xícaras, mas o gosto pareceu melhor nas servidas nas xícaras creme e laranja, segundo as cobaias.

"A cor do recipiente na qual a comida ou a bebida é servida pode melhorar certas características, como o gosto ou o aroma", resumiu Betina Piqueras-Fiszman, em um comunicado da Universidade de Valência.

"Não há regra fixa que indique que uma xícara de uma forma ou cor realça o gosto ou sabor. Na verdade, isso depende do tipo de alimento", acrescentou, enfatizando que muitas vezes esquecemos o potencial dos recipientes para os alimentos.

Por exemplo, caixas amarelas podem melhorar o sabor do refrigerante de limão, enquanto cores frias como o azul, dão a impressão de uma bebida mais refrescante. A bebida em um recipiente rosa é percebida como mais doce.

Outros estudos têm mostrado que uma mousse de morango parece mais doce e têm mais sabor quando servida em um prato branco do que em um preto.