Vendas de iPhone na China caem 24% com aumento da popularidade da Huawei

Por Yelin Mo e Brenda Goh

PEQUIM (Reuters) - As vendas do iPhone na China caíram 24% nas primeiras seis semanas de 2024 sobre o mesmo período do ano passado, de acordo com a empresa de pesquisa Counterpoint, com a Apple  enfrentando aumento da concorrência de rivais chineses como a Huawei.

Principal concorrente da gigante de tecnologia dos EUA na China, a Huawei viu as vendas  de seus smartphones saltarem 64% no período, de acordo com o levantamento.

Isso pode alimentar temores entre investidores de uma desaceleração na demanda da empresa norte-americana, cuja previsão de receita para o trimestre atual ficou 6 bilhões de dólares abaixo das expectativas de Wall Street.

As ações da Apple caíram 1,6% nas negociações de pré-mercado nesta terça-feira e perderam cerca de 10% de seu valor até agora este ano, com desempenho inferior ao de seus pares nos Estados Unidos.

De acordo com o relatório da Counterpoint, a participação da Apple no mercado chinês de smartphones caiu para 15,7%, colocando a empresa em quarto lugar em comparação com a segunda posição no mesmo período do ano passado, quando a fatia da companhia era de 19%.

A Huawei subiu para o segundo lugar, com participação de mercado de 16,5% ante 9,4% no ano passado. O mercado geral de smartphones na China encolheu 7% no período, segundo o relatório.

A Apple "enfrentou uma concorrência acirrada no segmento de alto padrão, ao mesmo tempo em que foi espremida no meio por preços agressivos de empresas como OPPO, Vivo e Xiaomi", disse o analista sênior da Counterpoint, Mengmeng Zhang.

A Apple começou a subsidiar certos modelos de iPhone em até 1.300 iuans (180,68 dólares) na semana passada por meio da Tmall, a principal plataforma de marketplace do Alibaba.

Continua após a publicidade

A empresa já havia oferecido descontos para o iPhone de até 500 iuans em seus sites oficiais no mês passado.

A Huawei observou um ressurgimento nas vendas de seus smartphones premium desde que lançou a série Mate 60 em agosto.

A Honor, a marca de smartphones desmembrada da Huawei em 2020, foi a única outra marca entre as cinco principais na China a registrar aumento nas vendas unitárias durante as primeiras seis semanas do ano, com alta de 2%. As marcas chinesas Vivo, Xiaomi e Oppo caíram 15%, 7% e 29%, respectivamente, segundo o levantamento.

Deixe seu comentário

Só para assinantes