Stablecoin Tether ultrapassa US$100 bi em tokens em circulação

Por Elizabeth Howcroft e Juby Babu

LONDRES (Reuters) - O número de stablecoins indexadas ao dólar emitidas pela Tether ultrapassou 100 bilhões de dólares, com o preço do bitcoin subindo nesta terça-feira para um recorde de alta em meio a uma demanda mais ampla por criptomoedas.

A Tether emite uma stablecoin que foi projetada para manter um valor constante de 1 dólar. Ela é amplamente utilizada como uma forma de movimentar dinheiro em criptomoeda sem que o investidor fique exposto às oscilações de preço de outras criptomoedas, como bitcoin e ether.

Com pouco mais de 100 bilhões de dólares em circulação, o Tether é a terceira maior criptomoeda, com cerca de 27 bilhões de dólares em tokens emitidos no último ano, de acordo com o rastreador de mercado CoinGecko. Cerca de 122,5 bilhões de dólares do token mudaram de mãos nas últimas 24 horas, mostram os dados da CoinGecko.

O marco do Tether, que foi publicado em seu site na noite de segunda-feira, ocorre em um momento em que o bitcoin está a apens 5% de um recorde. O preço do bitcoin subiu 57% até agora em 2024 e, a 66.600 dólares, a criptomoeda não está longe de atingir o recorde de 70.000 dólares.

O Tether, que é amplamente utilizado como forma de comprar criptomoedas em bolsas, diz que mantém sua paridade com o dólar mantendo reservas baseadas em dólares que correspondem ao volume de criptomoedas que criou.

"Os investidores estavam dispostos a pagar um prêmio pelo tether para que suas ordens fossem atendidas", disse Justin D'Anethan, chefe de desenvolvimento de negócios da região Ásia-Pacífico da Keyrock, criadora do mercado de ativos digitais.

"Ironicamente, o tether sempre...resistiu a divulgar suas reservas e balanço patrimonial por anos", disse D'Anethan.

"No entanto, eles estão presentes e resistiram ao teste de muitos eventos de volatilidade, de 2017 até agora", acrescentou D'Anethan, observando que a maioria dos pares de criptomoedas é denominada na stablecoin da Tether, o que explica a demanda por ela quando os investidores estão otimistas em relação às criptomoedas.

Continua após a publicidade

Os órgãos reguladores dos EUA advertiram os bancos de que as reservas de stablecoin poderiam estar sujeitas a saídas rápidas, por exemplo, se os detentores se apressassem em trocar esses tokens de volta para a moeda tradicional.

A Tether concordou em fornecer relatórios trimestrais sobre suas reservas por dois anos, como parte de um acordo de 2021 com o gabinete do procurador-geral de Nova York.

No final de 2023, as reservas da Tether detinham 63 bilhões de dólares em títulos de Treasuries dos EUA, bem como 3,5 bilhões de dólares em metais preciosos, 2,8 bilhões em bitcoin, 3,8 bilhões em "outros investimentos" e 4,8 bilhões em "empréstimos garantidos", diz seu último relatório.

Deixe seu comentário

Só para assinantes