Google implementa mudanças em resultados de busca para se adequar a regras da UE

Por Foo Yun Chee

BRUXELAS (Reuters) - O Google revelou nesta terça-feira mudanças nos resultados de busca e novas ferramentas para que os desenvolvedores de apps promovam seus produtos em lojas de aplicativos rivais, como parte de esforços para cumprir regras da União Europeia que buscam restringir o poder das grandes empresas de tecnologia.

Designadas como "gatekeepers" que controlam o acesso de milhões de usuários e empresas às suas plataformas, Google, Amazon, Apple, Microsoft, Meta e ByteDance, proprietária do TikTok, terão que estar em conformidade com a Lei de Mercados Digitais (DMA) a partir de 7 de março.

O Google anunciou em janeiro algumas das alterações aplicáveis apenas a usuários na Europa e, posteriormente, ajustou algumas delas em resposta ao feedback de órgãos de defesa da concorrência da UE, usuários e desenvolvedores de aplicativos.

As mudanças nos resultados de busca significam que grandes intermediários e agregadores receberão mais tráfego, enquanto hotéis, companhias aéreas, comerciantes e restaurantes receberão menos, disse o Google em comunicado.

A empresa vai pedir consentimento dos usuários para que o Google compartilhe seus dados entre os produtos e serviços da companhia.

Os desenvolvedores de aplicativos poderão usar sistemas de pagamento alternativos e não apenas o faturamento do Google Play, enquanto um novo programa permitirá que eles conduzam diretamente os usuários europeus para fora do aplicativo para promover seus produtos.

O Google também lançará um software de portabilidade de dados na Europa nesta semana, facilitando para os desenvolvedores a transferência de dados de usuários para um aplicativo ou serviço de terceiros.

Deixe seu comentário

Só para assinantes