Ação da Alphabet dispara com chegada de modelo de IA Gemini

Por Aditya Soni

(Reuters) - A ação da Alphabet subiu cerca de 5% nesta quinta-feira, quando Wall Street comemorou o lançamento do Gemini, avaliando que o novo modelo de inteligência artificial da companhia pode ajudar a diminuir a diferença que a separa da OpenAI, apoiada pela Microsoft.

Considerada há muito tempo líder em pesquisa de IA, a Alphabet perdeu os holofotes quando o ChatGPT da OpenAI varreu o mundo desde seu lançamento em novembro do ano passado, permitindo que a Microsoft implementasse agressivamente a tecnologia em empresas. Agora, o Gemini parece estar pronto para impulsionar novamente o peso da IA da Alphabet.

A controladora do Google disse que o tão esperado sistema de IA é mais rápido do que o modelo mais recente da OpenAI e pode processar diferentes formas de mídia, como vídeo, áudio e texto. O modelo vem em três versões, cada uma projetada para usar uma quantidade diferente de poder de processamento.

"O Google está começando a abordar as preocupações dos investidores em relação à inovação da IA generativa e ao alto custo de execução dos modelos GenAI por meio da combinação dos diferentes tamanhos de modelos do Gemini", disseram os analistas do JP Morgan.

A Alphabet está no caminho para adicionar quase 80 bilhões de dólares ao seu valor de mercado, se os ganhos da sessão se mantiverem. A recepção calorosa dos investidores contrastou com a queda de quase 100 bilhões de dólares no valor da Alphabet em fevereiro, depois que o chatbot Bard compartilhou informações imprecisas em um vídeo promocional e um evento da empresa não conseguiu impressionar.

"O lançamento do Gemini ocorre em um momento interessante, quando os usuários de OpenAI/ChatGPT têm reclamado sobre como as atualizações da família de modelos GPT podem ter afetado a qualidade de sua produção", escreveram analistas da Macquarie em nota.

"Se o Google estiver enviando um modelo que supere o GPT-4, isso poderá ajudar a reunir interesse de usuários e desenvolvedores por trás do Google."

A empresa adicionou parte da tecnologia Gemini ao Bard e planeja lançar uma versão mais avançada do Gemini, por meio do Bard, no início do próximo ano.

Continua após a publicidade

Um vídeo de seis minutos sobre as habilidades do modelo mostrou que ele pode reconhecer truques de mágica e ajudar as pessoas a criarem arte, oferecendo ideias com base em materiais e suas cores.

As ações de Alphabet e Microsoft acumulam valorização de cerca de 50% este ano, parte de uma recuperação mais ampla alimentada por produtos de inteligência artificial que tem impulsionado a Nasdaq.

Atualmente, a Microsoft é negociada a um múltiplo de 30,68 vezes as estimativas de lucros futuros, em comparação com um múltiplo de 19,59 da Alphabet.

"Algumas críticas podem ser feitas ao fato de o Google estar atrasado para a festa da IA. (Mas) eles querem acertar e, obviamente, também enxergam a enorme oportunidade", disse Ken Mahoney, presidente-executivo da Mahoney Asset Management.

"Há diferentes maneiras de fazer sua empresa crescer, mas uma das melhores maneiras é com a mesma base de clientes, dando a eles mais soluções ou mais ofertas, e é isso que eu acredito que isso (Gemini) faz para o Google."

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes