AMD prevê mercado de chips de IA de US$45 bi este ano

(Reuters) - A AMD estimou que há um mercado de 45 bilhões de dólares para processadores de inteligência artificial para data centers este ano e lançou nesta quarta-feira uma nova geração de chips de IA.

A AMD anunciou dois novos chips para data centers de sua linha MI300: um focado em aplicações de IA generativa e um segundo voltado para supercomputadores. A versão do processador para IA generativa, o MI300X, inclui memória avançada de alta largura de banda que melhora o desempenho.

Ao lançar os novos processadores, os executivos da AMD destacaram como a demanda por chips de IA aumentou rapidamente. A empresa afirmou agora esperar que o mercado de chips de IA para data centers cresça para cerca de 400 bilhões de dólares até 2027.

Analistas estimam que a Nvidia capturou aproximadamente 80% do mercado de chips de IA, incluindo os processadores personalizados construídos por empresas como Google e Microsoft.

A Nvidia não divulga sua receita específica de IA, mas uma parte significativa é capturada no segmento de data center da empresa. Até agora neste ano, a Nvidia relatou uma receita de data center de 29,12 bilhões de dólares.

A AMD também apresentou uma nova versão do software necessário para implantar os chips para IA.

(Reportagem de Max A. Cherney em São Francisco)

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.