AMD prevê mercado de chips de IA de US$45 bi este ano

(Reuters) - A AMD estimou que há um mercado de 45 bilhões de dólares para processadores de inteligência artificial para data centers este ano e lançou nesta quarta-feira uma nova geração de chips de IA.

A AMD anunciou dois novos chips para data centers de sua linha MI300: um focado em aplicações de IA generativa e um segundo voltado para supercomputadores. A versão do processador para IA generativa, o MI300X, inclui memória avançada de alta largura de banda que melhora o desempenho.

Ao lançar os novos processadores, os executivos da AMD destacaram como a demanda por chips de IA aumentou rapidamente. A empresa afirmou agora esperar que o mercado de chips de IA para data centers cresça para cerca de 400 bilhões de dólares até 2027.

Analistas estimam que a Nvidia capturou aproximadamente 80% do mercado de chips de IA, incluindo os processadores personalizados construídos por empresas como Google e Microsoft.

A Nvidia não divulga sua receita específica de IA, mas uma parte significativa é capturada no segmento de data center da empresa. Até agora neste ano, a Nvidia relatou uma receita de data center de 29,12 bilhões de dólares.

A AMD também apresentou uma nova versão do software necessário para implantar os chips para IA.

(Reportagem de Max A. Cherney em São Francisco)

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes