Topo

Arm lança nova tecnologia para chips de dispositivos móveis

29/05/2023 10h39

Por Jane Lanhee Lee e Stephen Nellis

(Reuters) - A Arm, fabricante de chips de propriedade do SoftBank, lançou nesta segunda-feira uma nova tecnologia para dispositivos móveis e a fabricante de chips para smartphones MediaTek disse que a usará em seu produto de próxima geração.

A taiwanesa MediaTek, fornecedora de longa data de chips para smartphones de baixo e médio portes, tem entrado no mercado para fornecer chips para smartphones premium, antes dominada pela rival Qualcomm, que está em uma batalha legal com a Arm desde o ano passado sobre acordos de licenciamento de chips.

As ações do SoftBank, cujo presidente-executivo Masayoshi Son está focado em listar a Arm, fecharam em alta de 8,2% em Tóquio, no maior salto em mais de um ano. As ações da MediaTek subiram 1,1%.

A Arm vende plantas que os projetistas de microprocessadores usam para montar seu próprio hardware. A empresa está lançando o Immortalis-G720, um chip para processamento de imagens de vídeo e aplicativos de inteligência artificial, e o Cortex-X4, um processador que será o cérebro do dispositivo móvel na conferência Computex de Taiwan.

A empresa disse que os dois novos chips têm desempenho 15% melhor do que as gerações anteriores, e o Cortex-X4 usa 40% menos energia, fundamental para smartphones que precisam manter o tempo de uso da bateria por muito tempo.

A Arm também disse que fez o "tape out" do Cortex-X4 na TSMC, o que significa que tinha um chip produzido na fábrica, um processo caro geralmente feito por projetistas de chips que vendem o produto final.

Questionado se "tape out" significava que a Arm estava fabricando um chip para vender em vez de seu modelo de negócios de longa data de fornecer o projeto aos fabricantes de chips, Chris Bergey, gerente geral da Arm's Client Line of Business, disse que isso era um passo que às vezes é necessário para ajudar a testar novas tecnologias de fabricação para os clientes.

"A Arm não está no negócio de vender chips. Não é isso que fazemos", disse ele.

A empresa disse que "tape out" do Cortex-X4 ocorreu no processo N3E da TSMC e disse que foi o primeiro da indústria.

(Reportagem adicional de Sam Nussey e Kevin Buckland)