Topo

União Europeia fecha acordo sobre sistema de internet via satélite

17/11/2022 16h45

BRUXELAS (Reuters) - A União Europeia chegou a um acordo sobre um sistema de internet via satélite de 6 bilhões de euros, diante do esforço do bloco para impulsionar seus próprios setores espacial e de comunicações e reduzir dependência em fornecedores estrangeiros.

Representantes do Parlamento e do Conselho Europeu chegaram a um acordo nesta quinta-feira.

A Comissão Europeia anunciou a iniciativa de construir e operar um sistema de internet via satélite em fevereiro.

A medida da União Europeia ocorre em meio a crescentes preocupações sobre os avanços militares russos e chineses no espaço e um aumento nos lançamentos de satélites.

Um sistema próprio de internet via satélite pode ajudar o bloco a acelerar o lançamento da internet de banda larga na Europa, ao mesmo tempo em que pode cobrir a África, permitindo que a União Europeia ofereça aos países uma alternativa aos concorrentes chineses.

A Comissão quer usar 2,4 bilhões de euros de vários programas do bloco europeu, bem como recursos não gastos de outros projetos da União Europeia, enquanto o setor privado deve desembolsar os 3,6 bilhões de euros restantes.

O desenvolvimento inicial e a implantação dos satélites podem começar no próximo ano, levando a serviços completos com decodificação de alto nível chamada criptografia quântica em 2028.

O sistema de internet via satélite proposto pode levar à construção e lançamento de até 170 satélites de órbita baixa entre 2025 e 2027.

(Por Philip Blenkinsop)