Topo

Xerox se prepara para fazer oferta hostil de compra da HP

Canaltech
Imagem: Canaltech

Por Supantha Mukherjee e Ayanti Bera

26/11/2019 13h22

A Xerox afirmou nesta terça-feira que planeja levar sua oferta de compra de 33,5 bilhões de dólares diretamente aos acionistas da HP após a fabricante de computadores pessoais se recusar a abrir seus livros.

"Planejamos nos envolver diretamente com os acionistas da HP para solicitar seu apoio, incentivando o conselho de administração da HP a fazer a coisa certa e buscando essa oportunidade atraente", afirmou a Xerox em carta ao conselho da HP.

A HP não comentou o assunto de imediato.

No domingo, a HP rejeitou a oferta de 22 dólares por ação da Xerox, que consiste em 17 dólares em dinheiro e 0,137 ação da Xerox para cada ação da HP, dizendo que a oferta "subestima significativamente o valor da HP".

A fabricante de computadores também acusou a Xerox de usar palavras e ações agressivas para forçar uma fusão sem fornecer informações adequadas.

"Embora vocês possam não apreciar nossas táticas "agressivas", não vamos pedir desculpas por elas", afirmou a Xerox nesta terça-feira.

Na semana passada, a Xerox ameaçou fazer uma oferta hostil, se a HP não concordasse com uma discussão amigável e abrisse seus livros antes de segunda-feira.

A Xerox fez a oferta pela HP, uma empresa com mais de três vezes o seu tamanho, em 5 de novembro, depois de resolver uma disputa com a parceira de joint venture Fujifilm Holdings que representava bilhões de dólares em passivos em potencial.

A HP também disse que, nos termos propostos pela Xerox, a empresa combinada seria sobrecarregada com uma "dívida excessiva".

No entanto, a HP deixou a porta aberta para a possibilidade de ela mesma ser compradora da Xerox e disse que pode avaliar os méritos de uma transação como esta após uma diligência sobre os números da companhia.