Panasonic alerta para escassez de baterias na produção do Tesla Model 3
TÓQUIO (Reuters) - Um pico na produção de carros da Tesla, após atrasos, resultou em escassez ocasional de células de bateria, disse um executivo da Panasonic nesta quinta-feira em um sinal de que a Tesla está correndo para cumprir sua meta de produção para junho.
O bilionário da tecnologia do Vale do Silício e presidente-executivo da Tesla Elon Musk disse no início do mês que sua empresa deve alcançar sua meta de 5 mil carros por semana até o fim de junho, provocando ceticismo de analistas de Wall Street.
Yoshio Ito, chefe do negócio automotivo da Panasonic, disse em assembléia geral de acionistas da empresa na quinta-feira teve foi uma "melhoria acentuada na produção" que estava levando a escassez ocasional de célula de bateria.
A Panasonic é a fornecedora exclusivo de células de bateria para modelos atuais de produção da Tesla, produzindo-as no Japão, bem como a chamada superfábrica da Tesla no estado norte-americano de Nevada, que a Panasonic opera em conjunto.
A fornecedora também tem uma fábrica conjunta com a Tesla para produzir células solares e módulos em uma nova fábrica em Buffalo, Nova York.
Mas amarrar seu destino ao da Tesla, que tem lutado comgargalos de produção, às vezes parece uma aposta arriscada.
A Tesla disse no início deste mês o corte de milhares de postos de trabalho, enquanto tenta reduzir custos e tornar-se rentável sem pôr em risco a produção crítica do sedã, uma métrica de desempenho crítica.
"Eu não diria que o atraso (na produção do Modelo 3 de Tesla) não teve impacto em nossos negócios, mas estamos nos comunicando com a Tesla e trabalhando para melhorar de forma constante produção ", disse Ito.
A Panasonic considera as baterias como centrais para o seu plano de impulsionar receita de negócios automotivos para 2,5 trilhões de ienes até o ano em março de 2022, de 1,8 trilhão de ienes (16,3 bilhões de dólares) estimados para este exercício.
Para reduzir o risco de depender excessivamente da Tesla, a Panasonic juntou-se à Toyota para desenvolver conjuntamente baterias para veículos elétricos.
(Reportagem de Makiko Yamazaki)
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