Topo

Francesa BlaBlaCar aposta na cultura russa de compartilhamento de caronas

04/06/2018 17h18

Por Polina Nikolskaya

SÃO PETERSBURGO (Reuters) - A Rússia superou a França como o maior mercado da startup francesa de compartilhamento de carros BlaBlaCar, um crescimento impulsionado por longas distâncias entre as cidades russas e uma cultura de dar carona a estranhos, disse o co-fundador e presidente-executivo da empresa à Reuters.

Nicolas Brusson afirmou que a empresa não listada, que entrou no mercado russo há quatro anos, planeja investir 10 milhões de euros na Rússia no ano que vem, mais do que os investimentos totais do BlaBlaCar nos últimos três a quatro anos.

"Estamos falando de 15 milhões de membros em russo, o que significa que mais de um russo de dez já está inscrito no BlaBlaCar. Estamos falando de mais de 3 milhões de russos que são transportados pelo BlaBlaCar todos os meses", disse ele.

O aplicativo BlaBlaCar funciona combinando passageiros com motoristas que têm espaço extra em seus veículos e estão indo para o mesmo destino.

A empresa, fundada em Paris em 2006, descreve-se como a maior comunidade de caronas do mundo. O BlaBlaCar tem dois modelos de ganhar dinheiro na Europa, tendo uma taxa de serviço de passageiros para cada viagem ou permitindo o uso de seu aplicativo sob assinatura.

Brusson disse que a primeira razão para o sucesso da empresa na Rússia foi cultural.

Ele disse que precisava trabalhar duro na Europa para convencer os clientes de que a BlaBlaCar era um serviço seguro. "Na Rússia, as pessoas estão mais acostumadas a compartilhar e entenderam as características do serviço mais rapidamente", disse ele.

Brusson viu a Rússia como um contribuinte financeiro muito forte para o BlaBlaCar em termos de quatro a cinco anos.

"No ano que vem vamos investir tanto quanto nos últimos 3 ou 4 anos. Porque a atividade está apenas dobrando ano a ano, e há uma necessidade real que podemos ajudar a resolver, por isso nos leva a investir". ele disse.

(Por Polina Nikolskaya)