Ministro italiano chama Vivendi de investidor terrível na Telecom Italia
Por Francesca Landini
MILÃO (Reuters) - A Vivendi tem sido um investidor terrível na Telecom Italia, disse o ministro da Indústria da Itália Carlo Calenda disse ao jornal La Repubblica nesta segunda-feira, à medida que a empresa de mídia francesa luta para manter seu controle sobre o maior grupo telefônico da Itália.
"Sou a favor de investimentos estrangeiros, mas isso não significa ficar assistindo enquanto eles destroem valor em vez de criá-lo, especialmente quando há um interesse estratégico em jogo", disse Calenda na entrevista.
A Vivendi se recusou a comentar sobre o assunto.
A Telecom Italia perdeu um quarto do valor de mercado desde que a Vivendi assumiu a primeira participação em meados de 2015. A empresa francesa é hoje a maior investidora da Telecom Itália, com pouco menos de 24 por cento.
Em 2017, a Vivendi, como maior acionista e apoiada por fundos de investimento, nomeou dois terços do conselho da Telecom Italia e escolheu Arnaud de Puyfontaine, presidente-executivo da Vivend, como presidente da Telecom Italia. Também fez Amos Genish, um dos favoritos do presidente da Vivendi, Vincent Bollore, presidente-executivo do grupo italiano.
A administração da Vivendi na empresa levou a tensões com o governo italiano, e Roma acabou decidindo usar seus poderes para garantir que tivesse voz em algumas decisões importantes.
A companhia francesa também enfrenta resistência do fundo ativista Elliott, que construiu uma participação de 9 por cento, e quer fazer mudanças no conselho da Telecom Itália.
A empresa de telefonia celular TIM Participações, é controlada pela Telecom Italia.
(Por Francesca Landini)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.