Topo

Uber quer fazer tudo: compartilhamento de viagens, de carro e bilhetes de trem

11/04/2018 18h00

Por David Shepardson e Sonam Rai

(Reuters) - O Uber afirmou nesta quarta feira que está planejando ser um aplicativo completo de transporte, ao adicionar novos serviços, incluindo compartilhamento de carros e bilhetes de trem.

No fim do mês, a empresa vai lançar o Uber Rent, em parceria com a Getaround, serviço de compartilhamento de carros no qual veículos particulares são disponibilizados para locação.

"Estamos indo além de carros. Estamos falando de mobilidade - disponibilizando a mobilidade para todos, em todos os lugares", disse Dara Khosrowshasi, diretor-executivo da Uber, em Washington. "Queremos fazer parte da solução".

O Uber também anunciou parceria com a Masabi, que oferece serviços de passagens para empresas de transporte público, que permitirá que usuários reservem passagens pelo aplicativo.

A empresa também está ampliando o Uber Bike pela Jump para Washington, após ter iniciado o serviço de bicicletas elétricas em San Francisco mais cedo neste ano. O Uber anunciou nesta semana acordo para a compra da empresa de compartilhamento de bicicletas elétricas Jump Bikes.

"Isso vai incluir bicicletas, incluirá ônibus e metrô, etc., e queremos fazer parte da solução", disse ele, acrescentando que o Uber está compartilhando mais dados com as cidades para ajudar a administrar o congestionamento.

Daqui para frente, o Uber será menos sobre só reservar um carro, mas viajar "do ponto A ao ponto B da melhor maneira" com uma variedade de opções de transporte, disse ele.

Um grande desafio, ele acrescentou, é o futuro dos 1,2 bilhão de veículos do mundo. "Temos que resolver a questão da posse de carros", disse Khosrowshahi.

"Como uma classe de ativos, carros são muito ineficientes", acrescentou ele, observando que 95 por cento dos carros não são usados. "Temos que trabalhar juntos para garantir que morar em uma cidade não exija que você possua um carro."

(Por Sonam Rai)