Topo

Viacom pede que CBS aumente oferta de fusão em US$2,8 bi, dizem fontes

09/04/2018 14h00

Por Greg Roumeliotis e Jessica Toonkel

(Reuters) - A Viacom pediu à CBS para melhorar sua oferta de fusão em cerca de 2,8 bilhões de dólares, ou em quase 25 por cento, disseram fontes familiarizadas com o assunto, indicando uma enorme diferença entre as expectativas de preços das empresas norte-americanas de mídia.

A National Amusements, empresa da família Redstone que controla a CBS e a Viacom, pressionou as negociações da fusão ao formar comitês independentes.

Em uma carta para a CBS na semana passada, a Viacom pediu 0,68 ação da CBS por cada ação classe B da Viacom, disseram as fontes. A CBS havia oferecido 0,55 de suas ações por cada papel classe B da Viacom.

A CBS agora avalia seus próximos passos nas negociações do acordo, disseram as fontes, que pediram para não serem identificadas porque o pedido da Viacom é confidencial.

CBS e Viacom não comentaram o assunto.

Considerando a relação de troca de ações proposta pela CBS, de 0,55 ação, a Viacom seria avaliada em 11,9 bilhões de dólares, abaixo de seu atual valor de mercado, de 12,7 bilhões de dólares. A contra-proposta da Viacom avalia a empresa em 14,7 bilhões de dólares.

As ações da Viacom subiram mais de 30 por cento desde o início de novembro, por especulação de novos esforços para fusão com a CBS, após a primeira rodada de negociações em 2016 terminar sem sucesso.

Em sua carta para a CBS na semana passada, a Viacom também pediu que seu presidente-executivo, Robert Bakish, seja presidente e diretor de operações da empresa combinada, uma demanda apoiada pela National Amusements.

A CBS, no entanto, tem pedido que seu diretor de operações, Joseph Ianniello, assuma a posição, disseram as fontes.

Ainda segundo as fontes, as duas empresas concordam que o presidente-executivo da CBS, Les Moonves, deveria comandar a empresa combinada.

A fusão combinaria a rede de televisão da CBS, canais locais de TV e a rede a cabo Showtime com as redes a cabo da Viacom, incluindo MTV, Comedy Central e Nickelodeon, assim como seu estúdio Paramount Pictures.